Para muitos trabalhadores brasileiros, contar com o abono salarial PIS/Pasep representa um complemento essencial para equilibrar o orçamento familiar ao longo do ano. Com as novas atualizações anunciadas pelo governo para 2024, espera-se que um número ainda maior de pessoas da iniciativa privada e do setor público se beneficie deste suporte financeiro, que segue critérios bem definidos de elegibilidade. Preparamos este guia para desvendar as mudanças e mostrar como você pode aproveitar essas oportunidades.
Calendário Abono Salarial PIS/Pasep 2024

O governo já divulgou as datas do calendário de pagamento do abono salarial para o ano de 2024. Estas datas são estabelecidas conforme o mês de nascimento do beneficiário. Confira as datas importantes e prepare-se:
- Nascidos em janeiro: recebem a partir de 15 de fevereiro;
- Nascidos em fevereiro: a partir de 15 de março;
- Nascidos em março e abril: a partir de 15 de abril;
- Nascidos em maio e junho: a partir de 15 de maio;
- Nascidos em julho e agosto: a partir de 17 de junho;
- Nascidos em setembro e outubro: a partir de 15 de julho;
- Nascidos em novembro e dezembro: a partir de 15 de agosto.
O processo para fazer o saque pelo Caixa Tem é um exemplo de como a tecnologia tem sido aplicada para facilitar a vida do trabalhador, permitindo um acesso seguro e prático ao benefício, sem a necessidade de deslocamento até agências físicas.
Conhecendo estas informações e entendendo o processo, fica mais fácil se organizar para aproveitar o abono salarial PIS/Pasep. Este benefício não apenas representa um alívio no orçamento como também é um direito do trabalhador brasileiro, que deve ser acessado e usufruído por todos que se enquadram nos critérios de elegibilidade.
Quais são os critérios para receber o Abono Salarial PIS/Pasep em 2024?
As regras para qualificar-se ao benefício são bastante específicas. Para ter direito ao PIS/Pasep no próximo ano, o trabalhador deve:
- Estar inscrito no PIS/Pasep por no mínimo cinco anos.
- Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2022, não importando se os dias foram consecutivos ou não.
- Receber, em média, até dois salários mínimos mensais.
A verificação do número do PIS/Pasep ficou ainda mais fácil com a possibilidade de consulta utilizando apenas o CPF, um passo importante para simplificar o acesso dos trabalhadores a informações essenciais e agilizar o processo de pagamento.
Como consultar seu número de PIS/Pasep com o CPF?
Atualmente, é possível consultar o número do PIS/Pasep de maneira simples, usando o CPF em várias plataformas digitais, incluindo o Meu INSS, a Carteira de Trabalho Digital, o FGTS e o aplicativo Caixa do Trabalhador. Essas plataformas oferecem um acesso rápido e descomplicado, contribuindo para que menos tempo seja gasto com burocracias.