
O Ibovespa opera em forte queda na tarde desta quarta-feira (8), impulsionado pelas repercussões das principais autoridades do país, seguido de manifestações pró e contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. Com isso, a bolsa brasileira está abaixo dos 115 mil pontos. Outros fatores que movimentam o pessimismo do mercado doméstico são indicadores da inflação e do emprego.
O furacão Ida causou estragos na infraestrutura de produção de petróleo nos Estados Unidos. Um acúmulo de 17,5 milhões de barris de petróleo foi perdido para o mercado, e os fechamentos devem durar mais algumas semanas. O Ida pode cortar a produção total norte-americana em 20 milhões de barris, para 30 milhões de barris, de acordo com analistas de energia.
Assim, as ações da Petrobras (PETR4) operam em forte queda também, cotadas a R$ 25,62 às 13h30, queda de 3,17%.
As incertezas sobre a redução de estímulo pelo Federal Reserve nos Estados Unidos continuam preocupando as bolsas norte-americanas, que registram baixa nesta quarta. O principal motivo é a disseminação da variante Delta do coronavírus que pode desacelerar o crescimento econômico mundial.
O dólar sobe frente ao real nesta quarta, com os operadores elevando a cautela após novos ataques do presidente Jair Bolsonaro aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Veja mais:
- Fux fará pronunciamento à tarde sobre protestos de 7 de Setembro
- Dólar sobe ante real após novos ataques de Bolsonaro ao STF
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operava em forte queda de 2,79%, cotado a 114.581,00 pontos às 13h30.
O dólar comercial registra alta de 1,83%, cotado a R$ 5,272.
Nos Estados Unidos, as bolsas estão caindo. O S&P 500 está operando em -0,25% (4.508,91), o Nasdaq registra -0,68% (15.270,30), enquanto o Dow Jones está em -0,23% (35.020,27).
Confira os destaques desta quarta:
IGP-DI recua 0,14% em agosto com queda no minério de ferro, diz FGV
Os preços do minério de ferro recuaram expressivamente e o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu 0,14% em agosto, de uma alta de 1,45% em julho, mas a inflação continua pressionando tanto o produtor quanto o consumidor, de acordo com dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.
O resultado ficou bem aquém da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,10% no mês passado, e levou o índice a acumular em 12 meses avanço de 28,21%.
Pacheco suspende sessões do Senado após discurso de Bolsonaro com ataques ao STF
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), suspendeu as sessões deliberativas do plenário e das comissões na Casa previstas para esta quarta e para a quinta-feira, após os discursos da véspera do presidente Jair Bolsonaro com novos ataques ao Supremo Tribunal Federal e com ameaças de descumprir decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
“A Presidência comunica às senadoras e aos senadores que estão canceladas as sessões deliberativas remotas e as reuniões de comissões previstas para os dias 8 e 9 de setembro”, informou o comando da Casa ainda na terça-feira, feriado do Dia da Independência, quando Bolsonaro subiu o tom dos ataques ao STF em discursos a apoiadores em Brasília e São Paulo.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.