Nesta quarta-feira (10), o Ibovespa inicia sua sessão em baixa de 0,49%, aos 129.258,46 pontos. Ontem, o índice brasileiro conseguiu um bom avanço de 0,80% e chegou aos 129.890,37 pontos.
Na Ásia, os mercados locais fecharam em sua maioria em baixa, devido a notícia da Agência de classificação de risco, que rebaixou sua perspectiva para a nota de crédito soberana A+ da China, de estável para negativa.
Na Europa, as bolsas operam em alta no momento, porém a tendência é entrar em queda, uma vez que o CPI dos Estados Unidos veio acima do esperado, indicando um alerta nos juros.
Assim, nos Estados Unidos, o índice de preços ao consumidor (CPI), divulgado pelo departamento de comércio do país, subiu 0,4% em março. O indicador veio acima da expectativa do mercado, que estava prevendo o dado em 0,3%. Na base de 12 meses, o índice está em +3,5% em março, ante aos +3,2% em fevereiro. A projeção do mercado era de +3,4%.
O indicador americano acima do esperado significa acender um novo alerta sobre juros no país.
No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice de preços no consumidor (IPCA) subiu 0,16% em março. Na comparação ano a ano, o IPCA teve alta de 3,93 por cento, contra alta 4,50 por cento do mês anterior. O indicador veio longe da expectativa do mercado, uma vez que o consenso era de 0,25% em março.