Seguno a análise de Pedro Marinho Coutinho, planejador financeiro e sócio da The Hill Capital, o mercado andou em compasso de espera dos dados amanhã do CPI, número de inflação americana. É um número super importante para entender se o conforto do Jerome Powell, que é o presidente do FED, vai continuar em relação às próximas decisões, quando devem cortar juros, quantas vezes vai cortar, qual o tamanho desse corte. É lógico que o mercado já tem uma certa previsão para frente, mas esse dado é super importante para o mercado entender se realmente essas previsões serão confirmadas.
A gente deve ter um CPI subindo 0,3% em março, de acordo com o mercado, uma alta anual de 3,4% contra uma alta mensal de 0,4% em fevereiro e no anual 3,2%. O núcleo, que é um número muito importante que o mercado olha com muita atenção, deve subir na casa de 0,3% em março também com uma alta anual de 3,7%. Aqui a gente tem IPCA, que é um número muito importante para a gente. O mercado espera alta de 0,24% em março.
O mercado brasileiro sobe um pouquinho de acordo com o que a gente tem visto. Hoje, observo que os ativos cíclicos estão ajudando nessa alta. Na verdade, essa perspectiva de queda de juros ajuda os mercados. Com isso, Vamos e Assai sobem bem. Tudo isso muito por conta de expectativa de continuidade nesse ciclo de corte de juros.

No lado das baixas, a gente tem CVC, que trocou algumas pessoas da diretoria e o mercado está digerindo isso. Trocou CFO, trocou também parte diretiva de compliance e governança, o mercado está digerindo. A gente tem CSN e Gerdau também em queda realizando um pouco dos ganhos. A gente viu o minério recuperando nos últimos dias com uma alta muito forte de Vale ontem e que também está realizando um pouco hoje. E é pura realização de lucros mesmo. Enquanto isso, Petrobras inverteu o sinal ao longo do dia e cai hoje por conta da queda do petróleo e realização do mercado lá fora.
Então, resumindo, mercado aqui no Brasil também em compasso de espera em relação ao número de amanhã. Curva de juros também refletindo um pouco a volatilidade lá de fora. Não vejo tanta mudança de cenário, é mais uma expectativa de número mesmo. Curva de juros pode ter um certo estresse em relação à continuidade da queda de juros por parte do nosso Banco Central também. A questão fiscal continua pegando. Então tudo isso atrapalha um pouco o mercado na hora de olhar vértices mais longos. Mas eu acho que hoje o mercado reflete um pouco realmente essa expectativa do número de amanhã. A gente está até indo um pouco na contramão com essa alta, mas nada muito fora da curva. É mais uma recuperação desses ativos cíclicos e alguns bancos também que estão subindo. Com certeza todos os presidentes dos bancos centrais estão de olho no número de amanhã e no que o presidente Fed vai falar.
Confira abaixo os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 129.890,37 (+0,80%)
- S&P 500: 5.209,94 (+0,15%)
- Nasdaq: 16.306,64 (+0,32%)
- Dow Jones: 38.883,94 (-0,02%)
- Dólar: R$ 5,00 (-0,47%)
- Euro: R$ 5,43 (-0,48%)