Nesta terça-feira (09), o Ibovespa inicia sua sessão em alta de de 0,49%, aos 129.482,39 pontos. Ontem, o índice brasileiro conseguiu um salto 1,63% e bate na porta dos 129 mil pontos.
Na Ásia, os mercados fecharam majoritariamente em alta, com investidores à espera de novos dados da inflação dos EUA. Essa divulgação pode dar novas pistas aos investidores sobre o futuro da política monetária do país.
Na Europa, as bolsas operam majoritariamente em baixa, com o mercado esperando dados econômicos do bloco importantes esta semana, mas também os números da inflação nos EUA.
Nos Estados Unidos, a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) referente ao mês de março ocorrerá amanhã. Este dado crucial proporcionará uma compreensão aprofundada do efeito das estratégias monetárias do Federal Reserve (Fed) sobre a inflação nos EUA e apresentará novas perspectivas acerca das futuras direções das taxas de juros americanas.
No cenário local, dados com IGP-M e Boletim Focus foram divulgados. Primeiro, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) recuou 0,25% na primeira prévia de abril. O indicador teve um resultado melhor, uma vez que teve uma queda mais intensa, de 0,54%, na mesma leitura em março.
Já o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC), mostrou que as projeções dos analistas para a inflação e da evolução do PIB neste ano, voltaram a subir nesta semana.
Além dos dados, a ‘novela’ Petrobras segue sendo o destaque, com expectativa de mais dividendo e troca ou não de comando. No capítulo de ontem, Fernando Haddad disse que a decisão sobre dividendos cabe à Petrobras. Após essa fala, o ministro da Fazenda se reuniu com o presidente Lula, porém ainda não foi divulgado o tema da reunião.