O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira (8), devido a forte alta do minério de ferro, que por sua vez beneficiou ass ações da Vale, com maior participação no índice, e outros papéis de siderurgia. Incertezas sobre o comando da Petrobras e o pagamento de dividendos extraordinários também ficaram no radar dos investidores.
Segundo a análise de Fabio Louzada, economista, planejador financeiro CFP®️ e fundador da Eu me banco, que capacita e forma profissionais para atuação na área de investimentos, o minério de ferro atingiu hoje o valor mais alto em quase duas semanas com a expectativa também de um reabastecimento das siderúrgicas após feriado chinês. Empresas do setor como USIM5 e CMIN3 também estão entre as maiores altas do dia acompanhando a escalada do minério.

Nessa semana o mercado fica atento aguardando os dados de inflação no Brasil e de CPI dos EUA, na quarta-feira. Após dados do payroll acima do esperado e ainda mostrando um aquecimento da economia norte-americana, as apostas no CME estão mais divididas em relação à quando teremos uma queda de juros nos EUA. E o CPI é um dado importante que pode trazer indicativos em relação a essa queda de juros, se deve acontecer em junho, como já previsto antes, ou na reunião seguinte.
Os papeis de Petrobras seguem voláteis com todo o imbróglio envolvendo a possível saída do presidente Jean Paul Prates. Banco do Brasil sobe após anúncio do banco de fazer um split, o desdobramento de ações que irá fazer com que cada investidor receba uma nova ação do banco. O objetivo é aumentar a liquidez da companhia na bolsa e possibilitar melhores preços para as ações.
Outra alta do dia é de Azul. A empresa, assim como outras companhias do setor aéreo, se beneficiam de dólar em queda.
Confira abaixo os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 128.857,16 (+1,63%)
- S&P 500: 5.202,48 (-0,04%)
- Nasdaq: 16.253,96 (+0,03%)
- Dow Jones: 38.893,20 (-0,03%)
- Dólar: R$ 5,03 (-0,68%)
- Euro: R$ 5,46 (-0,47%)