
Para o Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE), o primeiro semestre em negociações do mercado livre de energia elétrica resultou em uma marca histórica. Em 2021, foram negociados 188.943 GWh, resultando em um crescimento de 35% em comparação ao primeiro semestre do ano passado, com mais de 41 mil contratos que ficaram em torno de um volume financeiro de R$29,1 bilhões.
Fundado em 2012, o BBCE começou suas operações através de uma união de 13 comercializadoras que tinham como objetivo criar uma plataforma de negociação eletrônica de contratos de compra e venda no mercado livre de energia, com uma forma mais simples e digital para facilitar os acordos. Hoje, a empresa possui 42 acionistas, sendo entre eles desde comercializadoras até empresas de energia com braços de comercialização.
Desde o início, há nove anos atrás, a plataforma já negociou 664 mil GWh divididos em 235 mil contratos, com giro financeiro de R$ 147 bilhões, sendo que o primeiro semestre deste ano representou cerca de 20% desse montante.
Leia também: