O mercado está sempre em constante evolução e transformações, e é por isso que é sempre útil estar por dentro das novidades. Sobretudo quando falamos de estratégias de mercado, que afetam diretamente todo o retorno financeiro e a própria experiência dos clientes com a marca, é essencial ficar atento às novas possibilidades de marketing.
Mais recentemente, tem-se falado sobre micromarketing, sendo uma nova estratégia focada em marketing de nicho. Entenda, a seguir, como o micromarketing pode te ajudar a definir seus públicos-alvo e destinar melhor suas campanhas!

Micromarketing: o que é e como funciona
Em toda a estratégia de marketing, é natural que as empresas definam os nichos que querem engajar e converter. Porém, essa definição nem sempre é tão precisa e segmentada de maneira a olhar para o comportamento dos clientes considerando vários fatores. No micromarketing, é possível segmentar os clientes, seguindo critérios específicos, para convertê-los.
O marketing de nicho geral sempre existiu, desde antes das campanhas digitais e do crescente uso das redes sociais; no entanto, agora, com o grande volume de dados que é possível armazenar e analisar com as ferramentas digitais, a segmentação dos nichos se tornou ainda mais simples e possível de agregar mais valor às empresas.
Inclusive, o micromarketing pode ser muito útil para pequenas empresas que estão dando os primeiros passos, ou mesmo para grandes empresas que querem atingir novos públicos para “refrescar” as estratégias. Os nichos, já predefinidos, tornam-se “ultranichos”, ou seja, nichos muito específicos, que vão auxiliar na oferta de um produto para um público possivelmente mais engajado.
Como definir ultranichos
O primeiro passo para definir quais serão os seus nichos é escolhê-los. Para qual público você deseja aplicar esforços para alcançar? Por quais motivos? Com qual produto? Com isso em mente, pode-se partir para o próximo passo, sendo identificar um problema para solucionar com essa campanha para o público. Para ajudar nessas estratégias, faz toda diferença ter profissionais da comunicação na equipe, como pessoas formadas e, marketing EAD, para trabalhar em conjunto nessas definições.
Em seguida, analise a concorrência, observe a demanda do produto e/ou serviço e segmente essas análises por critérios: idade, localidade, gênero, condições financeiras, etc. Dessa forma basta colocar uma lupa nas segmentações: no público de um determinado gênero, quantos são de tal lugar? Qual a faixa etária da maioria? E assim sucessivamente. Isso ajudará nas definições de estratégias para guiar cada tipo de público por segmento.