O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (18) em alta. Papéis de commodities metálicas pegam carona na valorização do minério de ferro no exterior, mas ações da Petrobras passam a cair forte, questão que levou o índice para o campo negativo, mas que conseguiu se recuperar e fechar no azul.
Segundo a análise de Fabio Louzada, economista, planejador financeiro CFP® e fundador da Eu me banco, que capacita e forma profissionais para atuação na área de investimentos, está é uma semana de importantes decisões econômicas sobre juros tanto no Brasil como nos EUA. Por aqui, o Banco Central deve decidir por mais uma queda de juros em 0,5 p.p, como já previsto pelo mercado.

Não devemos ter novidades, já que o BC já sinalizou que o ritmo de cortes deve continuar. Enquanto isso, nos EUA, o mercado fica atento ao discurso de Jerome Powell, que pode indicar quando devemos ter um corte de juros por lá. O discurso adotado por Powell tem sido bem cauteloso e os investidores aguardam por qualquer sinalização de queda de juros que anime o mercado.
Entre as altas hoje, temos Klabin, que sobe impulsionada com a alta do dólar. Além de Vale, GGBR4, USIM5 e CMIN3 também sobem influenciadas pela alta do minério de ferro lá fora. Enquanto isso, as ações da Magazine Luiza e Cogna estão entre as maiores altas do dia com os investidores com altas expectativas em relação ao balanço da companhia.
Mesmo com a alta do petróleo lá fora, Petrobras cai por aqui ainda por conta do mercado estar preocupado com as interferências do governo na companhia. Outra queda é de MRV, ocasionada pela revisão do guidance. O CFO da empresa, Ricardo Paixão, afirmou que a empresa irá construir menos unidades do que o previsto e, por isso, passaram a revisar o guidance para baixo em margem bruta e lucro. Com isso, outros papeis do setor como CYRE3 e EZTC3.
Outro recuo é de Eletrobras. Papel cai depois de notícia sobre o aumento de cadeiras no conselho. Segundo coluna do Lauro Jardim, do O Globo, a companhia teria cedido às pressões do governo para incluir dois indicados.
Confira abaixo os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 126.954,18 (+0,17%)
- S&P 500: 5.149,39 (+0,63%)
- Nasdaq: 16.103,45 (+0,84%)
- Dow Jones: 38.789,05 (+0,19%)
- Dólar: R$ 5,02 (+0,56%)
- Euro: R$ 5,46 (+0,38%)