Nesta segunda-feira (18), o Ibovespa começa sua sessão com uma alta de 0,53%, aos 127.418,25 pontos. No último pregão da semana passada, o índice brasileiro terminou em baixa de 0,74% aos 126.741,81 pontos.
O mercado fica à espera da divulgação da Superquarta, momento que tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos, são divulgadas decisões do Banco Central.
Hoje, dados na Ásia, Europa e Brasil foram divulgados. No oriente, o que chamou a atenção foi as cotações do minério de ferro na China fecharam em alta. Isso aconteceu após os dados otimistas na China renovarem as esperanças de uma recuperação na demanda por aço nas próximas semanas.
Na Europa, o departamento de estatística da União Europeia, a Eurostat, divulgou que a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) do bloco desacelerou para 2,6% em fevereiro, em relação aos 2,8% do primeiro mês do ano.
O resultado final de fevereiro confirmou a leitura preliminar e veio em linha com a expectativa do mercado. Por fim, na comparação mensal o indicador subiu 0,6% em fevereiro, também dentro das projeções.
No Brasil, o que chamou mais a atenção do mercado foi o IBC-Br, divulgado pelo Banco Central do país. O Indicador mais conhecido como a prévia do PIB, cresceu 0,60% em janeiro. O dado acabou perdendo força em relação aos 0,82% de alta observados em dezembro, porém o IBC-Br veio acima do consenso, que previa uma alta de 0,26%.
O indicador, na comparação com janeiro do ano de 2022, mostrou alta de 3,45%. Em 12 meses, o indicador mostra alta de 2,47%.
Por fim, nos Estados Unidos, nenhum dado de importância foi divulgado hoje, uma vez que o Fed iniciará sua reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) na terça-feira (19), com a decisão prevista para a Superquarta.