O Nubank está cada vez mais focado em trazer o futuro para a rotina dos seus clientes. Para o próximo semestre, a empresa planeja investir na criação de uma primeira versão da “money platform” (plataforma financeira). O comunicado foi feito por Vitor Olivier, o CTO do banco digital, durante o lançamento do videocast da instituição que está disponível no YouTube.
As metas do Nubank para a utilização de IA

O Nubank acredita que a inteligência artificial tem um grande potencial para melhorar a experiência financeira dos clientes. Segundo a empresa, a utilização de IA pode trazer uma experiência de private banker aos clientes, permitindo que eles tenham acesso a um serviço mais personalizado no próprio bolso. “Se o celular trouxe o banco para o bolso de todos, a IA pode trazer o private banker. Alguém que pode ajudá-lo. Nosso objetivo para este semestre é lançar a primeira versão disso”, afirmou Olivier.
Os benefícios do Open Finance na aplicação da IA
O executivo explicou que a ideia do banco é combinar os dados compartilhados pelos clientes via Open Finance e informações públicas para oferecer um serviço mais personalizado. Além disso, a empresa planeja encorajar a confiança dos clientes oferecendo produtos adequados para eles, mesmo que não sejam produtos do Nubank. “E vamos oferecer esse produto mesmo que não seja nosso porque nosso objetivo aqui é estabelecer um relacionamento de confiança”, disse.
O Nubank e o conceito de self-driving bank
Segundo Olivier, a IA pode possibilitar o conceito de self-driving bank (banco autônomo), no qual algumas decisões financeiras são tomadas automaticamente. O desafio é garantir que os mecanismos de pagamento operem corretamente e que o cliente tenha a liberdade de tomar as decisões corretas no momento apropriado.
No entanto, isso exigirá bastante trabalho de infraestrutura. “Para sermos capazes de fazer isso, é preciso muito trabalho de infraestrutura. Trata-se de garantir que os pagamentos automáticos funcionem”, afirmou. “É garantir que tenhamos todos os mecanismos de pagamento em seu lugar, para criar experiências que permitam ao cliente tomar as decisões certas no momento certo. E cada cliente tem seu próprio padrão de comportamento.”
Com 13,5 milhões de consentimentos ativos no Open Finance, o Nubank é o maior receptor e transmissor de dados no ecossistema. Os dados permitirão à empresa melhorar ainda mais os produtos existentes, além de trabalhar desenvolvendo novos serviços para seus clientes.