O Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal é a sua ponte de acesso a diversos programas sociais, como o Bolsa Família, a Tarifa Social, Vale-Gás e outros. Mantê-lo atualizado é fundamental para garantir a continuidade desses benefícios e, agora, você pode fazer isso sem sair de casa. Vamos explicar como.
Para sua comodidade, o processo de atualização cadastral pode ser realizado pelo aplicativo do CadÚnico ou pela sua versão web, acessível através do endereço cadunico.cidadania.gov.br. Se não houve alterações em seus dados, como endereço, composição familiar, renda ou escolaridade, você pode confirmar as informações pelo app ou site. Mas se precisar incluir, excluir ou alterar algum dado, será necessário dirigir-se a um posto de atendimento da prefeitura.
Como atualizar o CadÚnico sem sair de casa
O processo de Atualização Cadastral por Confirmação permite uma solução rápida e prática para quem não teve alterações nos seus dados. Com isso, é possível economizar tempo e evitar deslocamentos desnecessários.
É necessário, porém, atentar-se à veracidade das informações prestadas ao Cadastro Único. A omissão ou fornecimento de dados falsos ou incorretos, se identificados como má-fé, podem resultar na exclusão do cadastro e até na responsabilização civil e criminal.
No procedimento de Atualização Cadastral por Confirmação, você deve revisar os blocos de “Endereço da Família” e “Composição Familiar”, confirmando que as informações se mantêm as mesmas. Ao finalizar a revisão e confirmação, basta clicar na opção que atesta a veracidade das informações, concluindo o processo.
Quem pode se cadastrar no CadÚnico?
O Cadastro Único é destinado a famílias que apresentam certos critérios de renda e composição familiar estabelecidos pelo Governo Federal. Além disso, famílias em situação de rua, agricultores familiares, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, pessoas com deficiência e idosos que vivem sozinhos também podem se cadastrar.
Aplicativo do Cadastro Único
Com o lançamento do aplicativo do Cadastro Único, ficou ainda mais fácil realizar o cadastro e a atualização de informações, dispensando o deslocamento até uma unidade de atendimento. Tanto o site quanto o app oferecem uma série de funções úteis, como consulta por CPF, consulta simples e completa, comprovante de cadastro, atualização cadastral por confirmação, consulta de benefícios e localização de postos de atendimento.
Além disso, tanto o site quanto o aplicativo possuem uma nova funcionalidade: o pré-cadastro. Com isso, as famílias podem realizar um auto-cadastro, necessitando comparecer ao CRAS apenas para a avaliação complementar.