A partir desta sexta-feira (15), os trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos que cumprem determinados requisitos terão acesso ao abono salarial. O benefício é destinado aos indivíduos nascidos no mês de fevereiro que estão registrados no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
O valor a ser pago varia conforme o período trabalhado no ano de referência (em 2024, a base é 2022). Quem trabalhou o ano completo tem direito a um salário mínimo (R$ 1.412). A cada mês de trabalho, soma-se R$ 118 ao valor final do benefício.
Você tem direito ao abono salarial? Confira os requisitos

Para garantir o recebimento do abono salarial, é preciso:
- Ter trabalhado de forma remunerada por, pelo menos, 30 dias no ano de referência
- Ter recebido até dois salários mínimos mensais no ano-base
- Ter cadastro de cinco anos ou mais no PIS para setor privado, ou no Pasep para servidores públicos
- Ter dados atualizados junto à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), providenciados pelo empregador
É beneficiário? Saiba onde receber seu abono salarial
O pagamento do abono salarial para beneficiários do PIS é realizado via crédito em conta da Caixa Econômica Federal, caso o trabalhador seja correntista do banco. O saldo também pode ser conferido pelo aplicativo Caixa Tem. Caso prefira, é possível efetuar o saque presencialmente em uma agência da Caixa.
Já os beneficiários do Pasep recebem o pagamento por meio do Banco do Brasil, por conta-corrente ou poupança para os clientes desta instituição. Os não correntistas podem acessar o benefício através do portal Gov.br. Da mesma maneira, o saque pode ser feito de forma presencial em uma agência do Banco do Brasil.
E lembre-se: cada centavo importa! Confira nossas matérias para aprender a investir cada vez melhor e não deixe de acompanhar as informações sobre o abono salarial, PIS/Pasep, entre outras notícias financeiras relevantes.
















