Nesta quinta-feira (14), o Ibovespa abriu em alta de 0,18%, aos 128.231,68 pontos. Ontem, o índice brasileiro fechou em alta de 0,26% aos 128.006,05 pontos.
No Brasil, o dado importante divulgado pelo instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que em janeiro, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 2,5%, frente a dezembro, na série com ajuste sazonal. No mês de dezembro, a variação havia sido de -1,4%. A média móvel trimestral variou 0,4% no trimestre encerrado em janeiro.
Nos Estados Unidos, três dados foram divulgados nesta manhã, que prometem movimentar as bolsas brasileira e mundiais. Primeiro, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos anunciou que os novos pedidos de seguro-desemprego caíram para 209 mil na semana encerrada em 8 de janeiro. O número ficou abaixo das expectativas do mercado que esperava 217 mil pedidos.
O mais importante foi o PPI, que foi divulgado pelo departamento de estatística dos Estados Unidos, que publicou que a Inflação ao produtor (PPI) de fevereiro sobe 0,6%, de 0,3% em janeiro. O dado superou as expectativas do mercado, uma vez que o consenso era de +0,3%. Na base anual, PPI de fevereiro sobe 1,6% ante 0,9% em janeiro.
Por fim, o departamento de comércio dos Estados Unidos divulgou nesta manhã que as vendas no varejo em fevereiro sobem 0,6%. O indicador ficou abaixo da previsão do mercado, que esperava o dado em +0,7%.