No Brasil, a moeda de 1 real, apesar de parecer comum e de não ser tão animadora de se encontrar no fundo da carteira, pode guardar surpresas valiosas, especialmente para os colecionadores de moedas – os numismatas. Há modelos desse valor que podem ser vendidos por quantias consideravelmente maiores do que o valor impresso.
Por que uma moeda de 1 real pode valer mais?
Muitas vezes, certos detalhes podem valorizar esses itens, como erros de cunhagem, antiguidade ou baixa tiragem. Uma moeda comum de 1 real, fabricada há 25 anos, atingiu uma valorização impressionante, fazendo o seu valor no mercado de numismatas atingir 200 vezes o seu valor original.
Esse interesse colossal se dá pelo fato de que essa moeda é de 1999, um ano que teve uma tiragem relativamente baixa se comparado aos outros anos. Isso faz com que a moeda seja mais rara e, consequentemente, desperte maior interesse entre os colecionadores.

A valorização da moeda de 1999
Embora erros de cunhagem possam resultar em moedas com preços elevados, nesse caso específico, a moeda de 1 real de 1999 não possui qualquer peculiaridade ou falha. O que a torna valiosa é o fato de ter tido uma baixa tiragem e estar circulando há mais de duas décadas, o que dificulta o seu achado.
Confira abaixo as menores tiragens anuais de moedas de 1 real desde a introdução da 2ª família do real em 1998:
- 1999: 3,84 milhões;
- 2014: 11,90 milhões;
- 1998: 18,00 milhões;
- 2016: 25,09 milhões;
- 2005: 43,78 milhões;
A tiragem de moedas de 1 real de 1999 foi a menor desde a introdução dessa moeda, com menos de 4 milhões de unidades produzidas.
Mais do que o seu valor facial
Conforme o Catálogo Ilustrado de Moedas com Erros, a cotação desse item pode variar conforme o seu estado de conservação, classificado entre “flor de cunho” (sem sinais de desgaste ou manuseio), “soberba” (com cerca de 90% dos detalhes da cunhagem originais) e “muito bem conservada” (com cerca de 70% do detalhe original e sinais mais evidentes de uso). Uma moeda “flor de cunho” pode alcançar até R$ 200.
Caso a moeda ainda esteja armazenada de maneira adequada, se utilizando de saquinhos de plástico ou papel filme, e sem marcas de manuseio à mão nua, seu valor pode ainda ser muito bem avaliado. Isso ocorre porque as moedas que mantêm suas formas originais costumam ser mais valorizadas do que as mais gastas.
Como vender moedas raras?
Para os interessados em comercializar esses itens, existem diversas opções disponíveis. Dentre elas, sites especializados, lojas físicas focadas no tema, leilões e grupos de Facebook destinados à compra e venda de moedas raras. Além disso, a venda direta para colecionadores também é uma opção bastante viável.
Portanto, antes de descartar aquela moeda de 1 real que parece não valer muito, dê uma olhada mais de perto. Você pode ter uma pequena fortuna nas mãos sem saber.