Um benefício legal, praticamente desconhecido pela maioria dos brasileiros, está fazendo surgir na conta de algumas pessoas uma renda extra mensal que pode chegar até R$4.432,62 sem precisar trabalhar. Este benefício vem de uma lei assinada em 1999, que permite a partilha de dividendos de fundos imobiliários, funcionando como uma espécie de “salário”. Muitos têm aproveitado essa oportunidade para ter um complemento no orçamento ou para dar o primeiro passo para a conquista da independência financeira.
Como funciona essa lei

Como é de se imaginar, toda legislação possui suas regras, e com a Lei no 9.779/99 assinada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), não seria diferente. Ela permite que qualquer pessoa possa se tornar proprietária de uma parte de grandes imóveis no país, por meio de fundos imobiliários, sem precisar passar pelos comuns transtornos de lidar com inquilinos, realizar reformas ou pagar imposto de renda. E o melhor, sem precisar investir uma fortuna, já que a partir de R$100 já é possível adquirir cotas.
Quem pode se beneficiar
A lei permite que 95% dos lucros gerados pelos imóveis sejam distribuídos entre os proprietários, proporcionando uma renda regular, onde o valor pode variar de acordo com o rendimento do imóvel e com a quantidade de cotas que cada um possui. Dessa forma, tanto para quem está perto de se aposentar, quanto para aqueles que estão iniciando sua vida financeira, aplicar em fundos imobiliários pode ser uma excelente alternativa de renda extra sem necessidade de realizar trabalho adicional.
Como aproveitar essa oportunidade na prática
Para ter acesso à essa renda extra mensal, você deve seguir alguns passos simples. Primeiro, escolha os fundos imobiliários que deseja comprar, levando em consideração fatores como histórico, performance e demais informações que podem ser encontradas em sites especializados. Depois, abra uma conta em uma corretora de valores e transfira o dinheiro para essa conta. Logo após, é só buscar o fundo imobiliário desejado e comprar as cotas. Lembre-se, a diversificação da carteira de investimentos é a chave para reduzir os riscos, por isso, invista em diferentes tipos de fundos imobiliários.
Essa pode ser uma oportunidade incrível de ter dinheiro extra entrando na conta sem precisar trabalhar mais por isso, por isso vale a pena se informar e aproveitar as oportunidade que as leis financeiras brasileiras proporcionam.