BM&C NEWS
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADOS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADOS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

PEC sobre Drogas entra na agenda de discussões do Senado e posicionamento do STF

BMCNEWS Por BMCNEWS
11/03/2024
Em ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aborda o tema das drogas será discutida na Comissão de Constituição e Justiça do Senado na próxima quarta-feira (13). A informação foi confirmada por Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição, e Efraim Filho (União-PB), relator do texto.

De acordo com os parlamentares, a data foi definida durante a reunião dos líderes do Senado na última quinta-feira (7). Durante toda a semana, Efraim esteve em diálogo com o presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (União-AP), buscando garantir que a matéria entrasse na pauta de discussões.

STF e o porte de drogas

PEC sobre Drogas entra na agenda de discussões do Senado e posicionamento do STF
PEC sobre Drogas entra na agenda de discussões do Senado e posicionamento do STF

A PEC surge como uma resposta ao Supremo Tribunal Federal (STF), que retomou o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. O STF analisa o artigo 28 da Lei de Drogas, que considera crime a compra, posse, transporte ou guarda de drogas para consumo pessoal. O julgamento iniciou em agosto de 2015 e passou por diversos pedidos de vista.

Trajeto da PEC

A PEC propõe uma adição ao artigo 5º da Constituição, afirmado que é crime o porte e a posse de entorpecentes e drogas, independentemente da quantidade, sem autorização. No relatório, Efraim Filho defende a proposta, destacando o potencial lesivo da droga, conhecida como maconha, que é considerada porta de entrada para a utilização de substâncias mais pesadas.

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, também defende a proposta e critica a postura do STF. Segundo ele, o STF estaria invadindo uma competência do Congresso. “A vingar a tese da inconstitucionalidade, o que se está fazendo é a descriminalização da conduta, numa invasão de competência do Congresso Nacional”, afirmou no plenário.

Leia Mais

Gilmar quer anular o caso Master?

26 de junho de 2026
DANIEL VORCARO

PGR rejeita segunda proposta de delação premiada de Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master

16 de junho de 2026

Críticas ao STF sobre descriminalização

A oposição aproveitou para criticar o STF. “Essa é uma afirmação de que a sociedade representada no Senado pensa diferente do que está sendo decidido pelo STF”, afirmou Rogério Marinho (PL-RN). “Não acredito que é um tema a ser decidido pelos tribunais, mas pelo Congresso Nacional”, reforçou Efraim.

Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, disse que não sabe se o governo terá uma posição formada sobre o assunto ou se liberará as bancadas para votarem. “A gente não tem uma posição formada de governo, os partidos terão posição. Esse é um tipo de tema que não adianta querer unidade da base”, declarou.

Dívida pública pressiona juros e trava investimento no Brasil

Empresários atacam PEC 6×1 no Senado; sindicatos e governo defendem

Nelogica reúne mais de 100 traders no Profit Tour Belo Horizonte

O machismo que assola (e pode prejudicar) a direita

A Guerra Fria da Inteligência Artificial já começou e não será travada apenas por exércitos

Pilar Capital atinge R$ 1,5 Bilhão sob gestão e acelera expansão no Crédito Imobiliário

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRASIL PRODUTIVO
      • Mercado de Capitais
      • Inovação travada
    • CONTA BRASIL
      • Combustível Brasil
    • BRASIL QUE INOVA
    • BRASIL QUE EMPREENDE
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • BRAZILIAN WEEK 2026
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.