O programa Bolsa do Povo, do governo de São Paulo, abriu novas vagas para o Auxílio Moradia, buscando alcançar famílias paulistanas em situação de vulnerabilidade social. A medida, junto a uma gama de benefícios sociais oferecidos pelo programa, tem o objetivo auxiliar essas famílias a se manterem em meio à atual conjuntura econômica.
Entendendo o Auxílio Moradia do Bolsa do povo

Oferecido a famílias com renda igual ou menor a três salários mínimos e vivem em condições habitacionais deficientes, o Auxílio Moradia é uma alternativa viabilizada pelo Bolsa do Povo. Reconhecido pela Lei nº 17.372, o benefício visa mitigar a precariedade habitacional devida a custos elevados de aluguel ou residência em áreas insalubres, ou de risco.
Dentro do Auxílio Moradia, existem duas modalidades diferentes: o Auxílio Moradia Emergencial (AME), oferecido a famílias de baixa renda que foram afetadas por acontecimentos climáticos, e o Auxílio Moradia Provisório (AMP), voltado para famílias que precisam deixar suas casas por razões ligadas a ações governamentais do estado.
Como solicitar o benefício
Para os interessados em solicitar o Auxílio Moradia, é necessário providenciar alguns documentos, como identidade, CPF, comprovante de renda e residência, além de uma declaração que comprove a necessidade do benefício. O pedido pode ser feito tanto presencialmente quanto online.
As inscrições para o Auxílio Moradia, segundo o programa Bolsa do Povo, acontecem de maneira automática. O sistema identifica as famílias que se enquadram nos critérios estabelecidos e emite um cartão em nome dos beneficiados.
Um pouco mais sobre o Bolsa do Povo
O programa Bolsa do Povo trabalha para centralizar várias iniciativas sociais voltadas para apoiar os moradores do estado de São Paulo. Além do Auxílio Moradia, o programa engloba outras 18 iniciativas, tais como a Ação Jovem, o Renda Cidadã, o SP Acolhe, o Bolsa Empreendedor, bem como programas de urbanização de favelas e o Vale-gás.
Os valores dos benefícios são entregues pelo programa por meio de um cartão magnético pré-pago, enviado pelos Correios. Por isso, é fundamental que as famílias beneficiadas mantenham seus dados atualizados para evitar quaisquer problemas na entrega.
Para se cadastrar no programa Bolsa do Povo e participar, basta acessar o site oficial do programa e realizar o cadastro. Após o cadastro, o site irá pedir a confirmação de alguns dados para concluir o processo.