Notícia desagradável vem da Caixa Econômica Federal para trabalhadores que estavam sem carteira assinada em 2022. O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), programas influentes de contribuição social no Brasil, terão os pagamentos deste ano relacionados ao exercício de 2022. Assim, aqueles que estavam sem emprego formal no referido ano ficarão sem receber o benefício em 2024.
O que são PIS e PASEP?

Por mais de 50 anos, o PIS tem o objetivo de prestar assistência financeira aos funcionários que foram demitidos sem justa causa. Os empregadores contribuíam com 0,5% do salário mensal de seus funcionários para o fundo do PIS. Com o tempo, o programa se expandiu para incluir outros benefícios, como aposentadoria, invalidez e licença maternidade.
Quem pode receber o PIS/PASEP em 2024?
O valor do abono salarial varia de R$ 117 a R$ 1.412, dependendo dos meses trabalhados no ano de 2022. Para ser elegível ao PIS/PASEP, o trabalhador deve atender a alguns requisitos: ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano de 2022, possuir pelo menos 5 anos de cadastro no PIS/PASEP, receber remuneração mensal média de até 2 salários mínimos e ter dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Calendário de pagamento do PIS/PASEP em 2024
O calendário de pagamento do PIS/PASEP de 2024 já foi divulgado e é baseado na data de nascimento dos trabalhadores. Para saber a data exata em que você poderá sacar o benefício, consulte a tabela disponibilizada acima neste artigo.
Como sacar o PIS/PASEP?
Para efetuar o saque do PIS/PASEP, você deve possuir o Cartão do Cidadão e a senha cadastrada. Se não tiver o cartão, pode realizar o saque em uma agência da Caixa Econômica Federal ou em uma casa lotérica, com um documento com foto. Se você possui o Cartão do Cidadão, pode sacar nos caixas eletrônicos da Caixa, nas agências do banco ou nos pontos de atendimento Caixa Aqui.
A situação não é fácil para os que estavam desempregados em 2022. Mas manter-se informado e planejar com antecedência pode ajudar a mitigar o impacto dessa realidade.