Em recentes alterações feitas pelos governos federal, estaduais e municipais, a gratuidade do transporte público para idosos passou por transformações consideráveis. Entre as modificações feitas, uma estende o benefício para idosos na faixa etária de 60 a 64 anos. Porém, para essa nova parcela da população, a gratuidade ainda depende de regulamentação local e, portanto, está sendo implementada gradualmente.
Como adquirir o cartão de idoso

Para usufruir da gratuidade no transporte público, é necessário solicitar o cartão de idoso. Em São Paulo, por exemplo, a solicitação pode ser feita no site da SPTrans por pessoas com 65 anos ou mais. O requerimento é simples, e são necessários documentos como RG, CPF, comprovante de residência e uma foto recente. Vale destacar que em São Paulo, o benefício para os idosos entre 60 e 64 anos já é incluso no Bilhete Único, sem a necessidade de um novo cadastro ou emissão de um novo cartão.
Benefícios para viagens interestaduais
Outro avanço importante é o benefício para os idosos em viagens interestaduais. De acordo com o Estatuto do Idoso, são reservadas duas vagas gratuitas para idosos de baixa renda em cada ônibus, trem ou embarcação de viagens entre diferentes estados. Se essas vagas já estiverem ocupadas, os idosos ainda obtêm um desconto mínimo de 50% no valor da passagem.
Outros direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso
O Estatuto do Idoso garante direitos importantes além da gratuidade no transporte. Entre eles estão o atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados, o direito a um acompanhante em internações hospitalares, o recebimento de medicamentos gratuitos, entre outros. A Carteira do Idoso, um documento chave que garante benefícios complementares e acesso a diversos serviços, pode ser solicitada tanto no CRAS quanto pela internet.
Como emitir a Carteira do Idoso pela internet
A emissão da carteira do idoso pela internet pode ser feita através do site da Carteira do Idoso. Após criar uma conta no portal gov.br e autorizar o uso dos seus dados, basta selecionar a opção “Emitir Carteira de pessoa idosa”. Depois de emitir a carteira, o documento pode ser impresso ou salvo no computador ou no celular.