O Banco do Brasil, uma das principais instituições financeiras do país, emitiu um comunicado inesperado para portadores de CPF final 0 a 9 que possuem conta poupança no banco. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 65% dos brasileiros preferem essa modalidade de investimento, apesar de sua baixa rentabilidade comparada a outros tipos de investimento.
O que mudou na conta poupança do Banco do Brasil?

O comunicado se refere a situações que podem surgir ao ativar a poupança e como solucioná-las, tornando o processo de investimento dos valores na conta bancária mais fácil. Para clientes atuais do banco, a conta poupança faz parte dos serviços automáticos oferecidos. Para ativar, basta fazer um primeiro depósito ou transferência através de um dos canais de atendimento disponíveis.
Trâmites para a abertura de nova poupança
Clientes que não são correntistas do Banco do Brasil, precisam passar por um processo semelhante. É necessário, inicialmente, abrir uma conta corrente e, em seguida, é possível ativar a conta poupança mediante um depósito inicial. Para isso, alguns documentos são necessários, como documento de identidade, CPF, comprovantes de renda e endereço.
Pacote de serviços da poupança
Titulares de uma conta poupança no Banco do Brasil possuem um pacote de serviços específico e podem pagar por saques, extratos e transferências via DOC ou TED que excedam o limite do pacote. Os descontos variam de acordo com o total depositado na poupança, podendo chegar a 100% para valores superiores a R$ 80 mil.
Rendimento da poupança no Banco do Brasil
O rendimento da conta poupança do Banco do Brasil varia conforme a taxa Selic, atrelada à taxa de juros básicos da economia. A taxa Selic atual e seus impactos sobre a rentabilidade são apresentados a seguir:
– Quando a Selic é igual ou inferior a 8,5% ao ano, o rendimento é calculado pela soma da Taxa Referencial (TR) com 70% da Selic.
– Quando a Selic é superior a 8,5% ao ano, o rendimento é a soma da TR e 0,5% ao mês.
Os correntistas do Banco do Brasil que possuem poupança podem movimentar a conta pela internet, além da isenção do Imposto de Renda sobre o rendimento e um cartão exclusivo para a poupança.