O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que a primeira parcela do 13º salário de 2024 está programada para ser paga somente em agosto. Portanto, beneficiários do INSS não verão uma possível antecipação do benefício.
O décimo terceiro salário é destinado a aposentados, pensionistas, titulares de auxílio-doença, auxílio-acidente e outros beneficiários de benefícios previdenciários do INSS. No entanto, aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não têm esse direito, pois este benefício não é considerado uma aposentadoria.
Pagamento do 13º salário do INSS

A primeira parcela do 13º, que representa 50% do valor total do benefício, será paga em agosto deste ano. Já a segunda parcela, correspondente aos outros 50% do valor, está prevista para pagamento em Novembro.
A determinação do valor a receber é feita com base no reajuste do salário mínimo.
Como solicitar benefícios do INSS?
Lorem ipsum Para tornar-se elegível para os benefícios do INSS, os beneficiários devem cumprir alguns requisitos pré-definidos. Além da aposentadoria, o instituto concede outros benefícios comuns, como aposentadoria por tempo de contribuição, pelos critérios de idade, invalidez, auxílio-doença, auxílio-acidente e a pensão por morte, entre outros.
Para ter direito aos benefícios do INSS, os beneficiários precisam preencher os requisitos estabelecidos pela legislação previdenciária. Isso inclui critérios como idade mínima, tempo de contribuição, carência, entre outras especificações, de acordo com o tipo de benefício pleiteado.
A solicitação para acesso ao benefício pode ser feita presencialmente em um posto do INSS, mediante agendamento prévio; através do site ou aplicativo ‘Meu INSS‘; ou ainda, pelo telefone 135.
Após a análise da documentação submetida, se o benefício for concedido, o INSS informa o valor a ser recebido pelo beneficiário e a data de pagamento.