Os trabalhadores brasileiros que contribuem para a Previdência Social têm o direito de garantir sua aposentadoria pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). No entanto, para alguns grupos de trabalhadores, as regras para obter o benefício são especiais. A conversa de hoje é sobre a atualização das regras da Aposentadoria Especial para 2024 pelo INSS.
O INSS libera o benefício da Aposentadoria Especial para aqueles que estão constantemente expostos a ambientes de trabalho prejudiciais à saúde. Além disso, os trabalhadores cuja integridade física está ameaçada durante a realização de suas atividades também têm direito a esta aposentadoria especial.
Conhecendo as Regras da Aposentadoria Especial do INSS

A Aposentadoria Especial é concedida aos contribuintes do INSS que trabalharam num período entre 15 e 25 anos. Esse período varia de acordo com o nível de nocividade ao qual o trabalhador foi exposto.
Para aqueles que começaram a contribuir para o INSS após 13 de novembro de 2019, é necessário cumprir uma idade mínima que varia entre 55, 58 e 60 anos. Essa idade é definida de acordo com o tempo de contribuição do segurado. O direito à Aposentadoria Especial pode se aplicar a várias ocupações, como técnicos de enfermagem, telefonistas, motoristas de ônibus, operadores de câmara frigorífica e soldadores.
Procedimentos e Documentações
Para comprovar a condição especial de trabalho, o empregado deve apresentar ao INSS o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). Este documento é baseado em um laudo técnico e deve ser emitido pelo empregador.
Uma vez que o trabalhador tenha toda a documentação necessária, pode solicitar a aposentadoria especial ao INSS. Este pedido pode ser feito online, pelo aplicativo ou pelo site do Meu INSS. A análise é realizada pelo próprio Instituto, sem que o trabalhador precise se deslocar.