No pregão de ontem, a Petrobrás até que começou no positivo, porém, acabou entrando em uma queda expressiva. As ações chegaram a acumular perda de R$ 30 bilhões em valor de mercado após as falas do CEO sobre diversos temas, principalmente mudanças em dividendos, a as ações caíram mais de 5%, trazendo um alerta sobre os possíveis riscos de se investir na petroleira.
Jean Paul Prates, CEO da estatal, disse em entrevista que a Petrobras será mais cautelosa no pagamento de dividendos extraordinários à medida que se move para se tornar uma potência de energia renovável. O CEO também destacou o fato de que em apenas dez anos, mais ou menos metade da receita da companhia virá de energia eólica, solar e combustíveis renováveis, assim buscando impulsionar essa mudança esse ano.
Na entrevista exclusiva concedida à BM&C News, o especialista em opções, Hegler Henrique, abordou diversos aspectos cruciais relacionados à Petrobras: desde suas inconsistências até os contratos negociados e os fatores que influenciam a queda na bolsa.
Inicialmente questionado sobre as inconsistências nas ações da Petrobras, Henrique destacou que antes das declarações do CEO, mais de 12,5 milhões de contratos foram negociados. Contudo, após o aumento inicial das ações, os contratos começaram a perder valor, resultando em prejuízos para muitos investidores. Surpreendentemente, a entrevista de Prates causou uma queda adicional de mais de 5% nas ações.
Henrique ressaltou que “os contratos negociados pela manhã tiveram uma valorização de 200% durante o pregão, enquanto os contratos mais próximos registraram uma valorização de 1000%”.
Além disso, Henrique comentou sobre a grande discrepância entre o preço da ação e sua realidade, argumentando que não justifica comprar a esse valor, considerando que apenas 10% das vezes esse cenário se confirma. Ele enfatizou que “o mercado de opções não deve ser encarado de forma leviana”.
Por fim, quando questionado se os dados do setor de petróleo influenciam as ações dessa maneira, Henrique afirmou que “com essa quantidade de contratos e timing, não”. Ele observou que, embora tenham ocorrido outras negociações na semana anterior, devido à natureza rápida dessas transações, é difícil estabelecer uma correlação direta. No fim, Hegler Henrique completou “com um timing tão próximo, diria que eles tem bola de cristal”.