O Bolsa Família, programa importante do Governo Federal, focado no apoio a cidadãos em situação de pobreza e vulnerabilidade econômica, traz novidades para seus beneficiários em fevereiro de 2024. As atualizações, que totalizam três grandes alterações, prometem trazer um alívio muito bem-vindo ao orçamento familiar.
Benefícios e Mudanças no Bolsa Família

Entre as alterações significativas, a primeira é a isenção do pagamento de aluguel. Agora, integrando-se ao programa Minha Casa, Minha Vida, os beneficiários do Bolsa Família que possuam algum financiamento imobiliário estarão dispensados dessa despesa. Essa medida tem potencial de beneficiar aproximadamente 750.000 famílias em todo o Brasil.
A segunda mudança a destacar é a isenção do pagamento de energia elétrica. Graças à tarifa social, indígenas e quilombolas que fazem parte do Bolsa Família terão isenção total nesse quesito, desde que o consumo mensal seja de até 50KWh. Já as demais famílias participantes do programa poderão desfrutar de uma redução de até 65% em suas contas de luz.
Por fim, em fevereiro haverá uma terceira alteração: um reajuste no valor do benefício. O Auxílio Gás, pago a cada dois meses, passará a ser de R$ 102.00 – valor equivalente ao de um botijão convencional.
Informações sobre Pagamentos e Beneficiários do Bolsa Família
Os próximos pagamentos do Bolsa Família estão previstos para os dias 24, 26, 27, 28 e 29 de fevereiro. O programa é destinado a famílias cuja renda por pessoa não ultrapasse R$ 218.00 mensais. Para se tornar beneficiário, é necessário realizar a inscrição no Cadastro Único na assistência social do município de residência, tendo em mãos o CPF ou o título de eleitor.
A consulta das datas de pagamento ou qualquer outra informação a respeito do benefício pode ser realizada através do aplicativo do Bolsa Família, ou por meio dos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal, pelo número 111.
Com essas mudanças, estima-se que a vida dessas famílias possa ter uma melhora significativa, principalmente em tempos tão desafiadores do ponto de vista econômico. Não há dúvidas de que as boas novas são muito bem-vindas para aqueles que efetivamente precisam desse suporte.