Nesta sexta-feira (23), a NASA informou que a primeira espaçonave comercial pousou ontem pela primeira vez na superfície da Lua. Essa marca inicia uma nova era na exploração espacial privada. A empresa responsável pelo veículo é a Intuitive Machines, listada na bolsa da NY (LUNR; Nasdaq). Os investidores receberam bem o feito, e a ação da empresa chegou a valorizar 30% na sessão de hoje na Nasdaq.
A tensão sobre a espaçonave durou mais de uma semana, exatos oito dias de voo. Assim, o módulo não tripulado “Odysseus” concluiu com sucesso sua viagem.
Com esse pouso, os Estados Unidos marcou o seu retorno bem-sucedido à exploração lunar pela primeira vez em mais de 50 anos. O último objeto lançado foi o programa Apollo em 1972. É um marco importante nos planos da Nasa de enviar humanos a Lua em 2026, contando com empresas privadas para ajudar a reduzir os custos de serviços.
Por fim, vale lembrar que a Nasa e a Intuitive estão com uma programação de lançamento de espaçonaves, sendo a primeira de três missões das empresas para a lua.