São Paulo, 22 de março de 2023 – Analisamos hoje o calendário de pagamento oficial do Décimo Terceiro Salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para o ano de 2024. Muitos aposentados e pensionistas aguardam ansiosamente por esta informação, uma vez que o valor extra auxilia significativamente em suas finanças.
Entretanto, a previsão de antecipação do Décimo Terceiro do INSS para o mês de Maio de 2024, como ocorrido em anos anteriores, foi negada, o que potencializa a necessidade de se conhecer profundamente o calendário oficialmente estabelecido.
Datas de pagamento em 2024

As parcelas do Décimo Terceiro Salário do INSS são pagas em duas ocasiões. A primeira é feita entre agosto e setembro e a segunda entre novembro e dezembro.
Em 2023, o valor médio pago foi de R$ 2.980, um aumento em relação a 2022 que fechou com o valor médio de R$ 2.882.
A seguir, o calendário completo, organizado para beneficiários que recebem um salário mínimo e para aqueles que recebem mais que o piso nacional.
1ª parcela do Décimo Terceiro Salário (pagamentos entre agosto e setembro)
Para quem recebe um salário mínimo, os pagamento são feitos de acordo com o final do benefício, iniciando com o final 1 pago em 26 de agosto e finalizando com o final 0 pago em 6 de setembro.
Para quem recebe mais que o piso nacional, os pagamentos seguem a mesma lógica, iniciando – os finais 1 e 6 – em 2 de setembro e finalizando – os finais 5 e 0 – em 6 de setembro.
2ª parcela do Décimo Terceiro Salário (pagamentos entre novembro e dezembro)
Seguindo a mesma estratégia, para quem recebe um salário mínimo, os pagamento são feitos de acordo com o final do benefício, com início – final 1 – em 25 de novembro e término – final 0 – em 6 de dezembro.
Para os beneficiários que recebem mais que o piso nacional, os pagamentos são feitos também conforme o final do benefício, com início – finais 1 e 6 – em 2 de dezembro e finalização – finais 5 e 0 – em 6 de dezembro.
Como calcular o valor do Décimo Terceiro Salário do INSS?
Para calcular o valor do benefício, basta dividir o salário bruto por 12 e multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados durante o ano. O valor total deve ser dividido em duas parcelas, sendo a primeira até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.
Já para os novos pensionistas ou aposentados, o valor será proporcional ao tempo de recebimento de benefício no ano em questão.
Quem tem direito?
Possuem direito ao Décimo Terceiro do INSS segurados e dependentes que, durante 2023, tenham recebido auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão. Não possuem direito ao benefício os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e da Renda Mensal Vitalícia.
Como acompanhar o pagamento do benefício?
Para acompanhar a liberação do Décimo Terceiro do INSS é possível ligar para o número 135 para obter informações sobre o pagamento e verificar eventuais pendências. Outra opção é acessar a plataforma online Meu INSS, que oferece de forma prática e segura todas as informações dos pagamentos.
Informação é poder. Mantenha-se atualizado e organize seu orçamento de acordo com estas datas.
Assim, podemos concluir que o Décimo Terceiro Salário do INSS, apesar de não sofrer antecipação como esperado, continua sendo um benefício importante e muito aguardado pelos aposentados e pensionistas. A expectativa agora é a de que o calendário seja respeitado e os pagamentos ocorram dentro dos prazos.