Após insultos destinados ao Papa Francisco durante sua campanha presidencial em 2023, o presidente argentino Javier Milei se encontrou com o pontífice em uma visita ao Vaticano na segunda-feira passada, 12 de Fevereiro de 2024 em uma tentativa de reconciliação.
Reunião de reconciliação entre Javier Milei e Papa Francisco

Em sinal de paz, Milei presenteou o Papa Francisco com doces, incluindo alfajores de doce de leite e biscoitos de limão, entregues através do porta-voz presidencial, Manuel Adorni. Além dos presentes comestíveis, o presidente argentino também presenteou o Papa com livros do famoso economista espanhol Jesús Huerta de Soto, de quem Milei é um conhecido admirador. Depois de se sentar com o Papa para uma conversa que durou mais de uma hora, Milei pediu desculpas pelas declarações passadas. Em resposta, Francisco teria dito que esses eram “erros comuns da juventude”, segundo o Infobae.
Milei descreve o Papa como “contente” com seu programa econômico
Em uma conversa posterior com a imprensa, Milei disse que o Papa ficou “contente” com seu programa econômico e suas medidas sociais. Mas foi somente no final da reunião que o restante da comitiva oficial, incluindo a esposa de Milei, Karina e os ministros Diana Mondino, Guillermo Francos e Sandra Pettovello, tiveram a oportunidade de entrar na biblioteca do Palácio Apostólico para cumprimentos formais e fotos.
Durante sua campanha eleitoral, Milei chamou o Papa Francisco de “imbecil” e “representante do maligno”. No entanto, após assumir o cargo de presidente, Milei mudou seu tom e convidou o Papa para visitar a Argentina. No mês passado, em entrevista ao jornal italiano La Stampa, o Papa disse que as declarações passadas de Milei não o incomodaram, informando que está “pronto para iniciar um diálogo”.
Primeiro encontro entre Milei e o Papa
Este foi o segundo encontro entre Milei e o Papa em um período de dois dias. No dia anterior, domingo 11 de fevereiro de 2024, ambos se encontraram na Basílica de São Pedro, durante a canonização da primeira santa argentina, Maria Antonia de Paz y Figueroa, popularmente conhecida como “Mama Antula”. Depois da cerimônia, Milei teve um breve encontro com o Papa, durante o qual ambos trocaram algumas palavras amigáveis e um abraço.