A LLYC, uma consultoria global especializada em Corporate Affairs e Marketing, lançou recentemente o relatório ‘Forecast Marketing 2024: Conectar-se em uma era de mudanças constantes’. O documento analisa os principais desafios do setor de marketing, destacando como as transformações na forma de trabalhar e o impacto dessas mudanças no mercado e nos consumidores vão moldar as tendências para os próximos anos.
Reflexões sobre o Impacto no Mercado e Estratégias de Marketing

Segundo o relatório, três macrotendências inter-relacionadas vão predominar no mercado: a proliferação da inteligência artificial (IA), o surgimento da estratégia de multipersonalização para diversos stakeholders, e a necessidade de responsabilidade ética no uso da IA. O estudo também aborda a influência da tecnologia na transformação dos consumidores, o crescente destaque para questões de sustentabilidade, diversidade e inclusão, bem como as alterações no cenário digital.
Além disso, Ibo Sanz, diretor global de Estratégia de Inovação da LLYC e um dos autores do relatório, alerta sobre as mudanças trazidas pelo fim dos cookies. “Com o fim dos cookies, a volta aos fundamentos, o conhecimento do cliente e uma visão holística da atividade mercadológica serão imprescindíveis. A IA se converte em uma ferramenta fundamental em todas as fases: na investigação do que é mais relevante para nossos públicos, na geração de experiências através do uso de IA Generativa, ou na medição da eficácia das campanhas através de modelos de Modelagem de Mix Marketing”, enfatiza Sanz.
Abordagens para Adaptação Estratégica no Marketing e Comunicação
O executivo também comentou a iniciativa da LLYC Venturing, voltada para o investimento em startups na área de comunicação e marketing. “Investir em startups permite que a LLYC acesse as últimas tendências do mercado. Além da oportunidade de ter acesso a novos talentos e criar oportunidades de colaboração, levando a novos produtos, serviços e modelos de negócios”.
Finalmente, Ibo Sanz destaca a necessidade das empresas de repensarem suas estratégias de comunicação e marketing na era da informação. “Se quisermos inovar, precisamos abrir portas e janelas e deixar que o mundo nos surpreenda com novas formas de fazer as coisas. Por isso, desde a LLYC, criamos uma iniciativa de aventura que nos permite estar em contato constante com pessoas de visões distintas do mundo, do marketing e da comunicação que nos permite manter-nos ágeis e adaptáveis. E acreditamos que as empresas devem potencializar uma mentalidade aberta: testar, falhar, mudar e para isso é fundamental ter uma base sólida em capacidades de análise e tratamento de dados”.