O carnaval de 2024 poderá ser caracterizado, entre outras coisas, por um churrasco mais em conta. Segundo dados recentes divulgados pelo IBGE, os preços de cortes de carne bastante populares entre os entusiastas do churrasco, tais como picanha, costela e alcatra, tiveram queda no valor em comparação com fevereiro do ano passado.
As carnes estão com preço mais acessível nesse Carnaval

Entre as opções que estarão mais afáveis ao bolso do consumidor, está a picanha, que apresentou queda de 10,8% no seu preço em relação a 2022. Outro corte bastante consumido e que está mais em conta é a costela, com preço 12,68% mais barato. E a alcatra não fica de fora, tendo sofrido uma diminuição de 8,89% em relação ao seu valor do ano passado.
Para os fãs de linguiça no churrasco, a boa notícia é que o embutido também está 1,77% mais barato, contribuindo na economia desse carnaval.
Alguns itens tiveram alta de preço
Entretanto, nem todas as notícias são boas. Alguns itens, como a cerveja, sofreram aumento nos preços. De acordo com o mesmo levantamento do IBGE, a bebida está 4,01% mais cara.
Quanto aos acompanhamentos, também houve uma alta nos valores. Para fazer o tradicional pão de alho, o consumidor vai desembolsar 2,5% a mais no pão e 1,81% a mais no alho. A maionese, por sua vez, subiu 2,43%.
A conta não termina aí
E parece que a sobremesa também vai pesar mais no bolso. O preço da banana-d’água, por exemplo, subiu 2,95%, enquanto o sorvete, item bastante requisitado no calor do carnaval, subiu 10,85%.
Portanto, mesmo com a queda nos preços de alguns cortes de carne, é importante que o consumidor se planeje adequadamente. Afinal, outros itens importantes para um churrasco de sucesso apresentaram alta nos valores. Com um planejamento correto e um olhar atento para possíveis substituições, é possível sim curtir um carnaval regado a churrasco, sem pesar tanto no bolso.