Segundo a análise de Andre Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, o Ibovespa fechou em queda hoje devido ao IPCA, que veio acima das expectativas do mercado. Apesar do índice cheio e núcleos no acumulado de 12 meses continuarem arrefecendo, a média dos núcleos anualizada e dessazonalizado voltou a subir, e isso causou estresse nos ativos de risco, provocando uma queda no Ibovespa.
O IPCA de Janeiro veio acima do consenso do mercado, a variaçao mensal em janeiro veio +0,42% (consenso +0,34%), e a variação anual veio +4,51% (consenso +4,42%). Apesar de ter vindo acima do que o esperado pelo mercado, o IPCA ainda veio com uma variação menor que visto em Dezembro, em que a variação mensal foi de +0,56% e anual de +4,62%. Ainda assim, a inflação na média anual vem recuando, o que corrobora para que o Banco Central possa eventualmente acelerar os cortes da SELIC, mas ainda dependendo do movimento do FED (banco central americano), que ainda não começou a cortar os juros nos EUA, e isso deixa o Banco Central com uma postura mais conservadora, apesar da nossa inflação estar convergindo para a meta.
Entre as maiores altas, vemos papéis que tinham bastante posição short pelos investidores, e agora fazendo uma correção técnica. É o caso de Petz (PETZ3), com os investidores cobrindo suas posições short. CSN Mineração (CMIN3) atua no campo positivo também. Com a deflação na China, o mercado espera que novos estímulos podem vir. A empresa ainda está bem descontada em relação aos seus pares.
Entre as principais quedas, estão Totvs (TOTS3), que entregou um balanço muito abaixo das expectativas do mercado, é uma empresa que no geral entrega sempre bons resultados, e por conta disso negocia a um múltiplo mais caro,. Quando há uma frustração na expectativa dos resultados em uma empresa que negocia a esse múltiplo, a resposta do mercado é imediata, provocando fortes oscilações.
Entre outros ativos em queda, temos ações mais sensíveis a mudanças nas taxas de juros. Com um IPCA mais alto, é de se esperar que o Banco Central não acelere o corte de juros, podendo até manter um pouco mais alto por um tempo maior, provocando fortes quedas nesses ativos como MRV (MRVE3), Casas Bahia (BHIA3) e Hapvida (HAPV3), que acumulam quedas hoje.
Juros DI e dólar sobem em resposta a um IPCA acima da expectativa, principalmente por conta da média dos núcleos dessazonalizada voltando a subir na parte de serviços subjacentes, que caso engate uma nova tendência de alta, poderemos ver esse IPCA surpreendendo negativamente o mercado nas próximas apurações.
- Ibovespa: 128.216,92 (-1,33%)
- S&P 500: 4.997,96 (+0,06%)
- Nasdaq: 15.793,71 (+0,24%)
- Dow Jones: 38.726,26 (+0,13%)
- Dólar: R$ 4,99 (+0,53%)
- Euro: R$ 5,38 (+0,57%)