BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Serasa: Aumento de 68,7% em pedidos de recuperação judicial em 2023!

BMCNEWS Por BMCNEWS
06/02/2024
Em ÚLTIMAS NOTÍCIAS

No ano de 2023, o Brasil registrou um acentuado aumento em pedidos de recuperação judicial. Segundo dados divulgados pela Serasa Experian, o acréscimo foi de 68,7% em relação ao ano anterior, totalizando 1,4 mil requisições judiciais do tipo.

Um dos maiores números de pedidos na história recente, Diz Serasa

Ministério Público Federal processa a Serasa por violação de dados de seus usuários

O aumento expressivo configura o quarto maior registro de pedidos de recuperação judicial desde a iniciação da série histórica pela Serasa Experian em 2005. O pico foi registrado em 2016, quando 1,8 mil empresas recorreram à Justiça para se protegerem de seus credores.

Entre as grandes empresas que solicitaram recuperação judicial em 2023, figuram a Americanas, Light e Oi. A Gol também entrou com pedido de recuperação judicial, mas em tribunais dos Estados Unidos.

Impacto da inadimplência e reações lentas no cenário de recuperação

A condição de recuperação judicial é considerada um reflexo do recorde de inadimplência das empresas em 2023. De acordo com Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, apesar de sinais de melhoria, como a queda da inflação e das taxas de juros, a reação no cenário de recuperação judicial foi mais lenta.

O setor de serviços liderou os pedidos de recuperações em 2023, com 651 requisições, seguido pelo comércio, com 379 solicitações.

Leia Mais

Foto: Marcello Casal JR/Agência Brasil

Inadimplência dispara no Brasil e expõe pressão crescente sobre renda das famílias

5 de março de 2026
Muitos acreditam que o débito simplesmente desaparece após o prazo de cinco anos mas a realidade financeira guarda detalhes pouco falados

Serasa explica o que acontece com brasileiros que têm dívidas ativas há mais de 5 anos

13 de fevereiro de 2026

Aumento nos pedidos de falências

Não foi apenas o número de recuperações judiciais que aumentou em 2023. Os pedidos de falências também subiram: foram 983 requisições, representando um aumento de 13,5% em comparação com o ano anterior. Foram principalmente as micro e pequenas empresas que impulsionaram essa alta.

Em termos de setor, o que mais demandou pedidos de falências foi o de serviços, seguindo pela indústria e comércio. As informações divulgadas pela Serasa Experian reforçam a necessidade de políticas de apoio e medidas para garantir a recuperação e estabilidade das empresas afetadas, especialmente em meio ao contexto econômico desafiador.

Pesando quase 50 toneladas, o maior trator do mundo tem 1.100 cavalos e lavra o equivalente a um campo de futebol em poucos segundos

Meio milhão de pessoas no coração da selva: a maior cidade do mundo sem nenhuma estrada ligando a outras cidades

A famosa metrópole que plantou 39 km² de floresta para não morrer de sede

Utilizando baterias de 470 kWh para rodar um turno completo, o ônibus elétrico de piso baixo transporta 80 passageiros com silêncio total

600 mil pessoas vivem ao lado do maior reservatório de água doce do planeta: a metrópole que guarda 20% de toda a água não salgada da Terra

A milenar metrópole oásis erguida a 258 metros abaixo do nível do mar que ostenta o título de localidade mais baixa do globo

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.