Desde o início do ano de 2020, a Caixa Econômica Federal adotou a estratégia de centralizar seus pagamentos públicos no aplicativo Caixa Tem. Essa ação se deu com o intuito de facilitar e acelerar o acesso das pessoas aos serviços bancários gratuitos, minimizando as demandas de atendimento presencial nas agências bancárias.
Como sacar o FGTS, Bolsa Família e Seguro-desemprego?

Durante este mês de janeiro, pelo menos três distintos benefícios podem ser acessados por meio desta plataforma digital: o Bolsa Família, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e o seguro-desemprego. Para fazer uso desses serviços, é necessário criar um login online no primeiro acesso à poupança social na plataforma.
A programação de pagamentos do Bolsa Família foi iniciada no dia 18 de janeiro e se estende até o dia 31 do mesmo mês. Neste período, os beneficiários têm os valores, que giram em torno de R$ 685, liberados em suas contas no Caixa Tem a cada dia útil. O critério de liberação segue a sequência do final do Número de Identificação Social (NIS) do titular do benefício.
Quais são os saques do FGTS?
Os beneficiários do FGTS contam com pelo menos 14 formas distintas de acesso ao recurso. Neste mês de janeiro, estão sendo destacadas duas modalidades: o saque-aniversário e o saque calamidade. A primeira opção permite que os aniversariantes do referido mês possam sacar de 5% a 50% do valor disponível em suas contas. Já o saque-calamidade está disponível para os moradores de municípios que tenham decretado situação de calamidade pública devido a desastres naturais, como chuvas intensas, enchentes ou deslizamentos, por exemplo. Para tanto, é necessário inscrever a conta no aplicativo.
Entre as modalidades de saques do FGTS, está:
- Saque contrato por prazo determinado
- Saque Rescisão Contrato de Trabalho por Acordo entre Empregador e Trabalhador formalizada a partir de 11/11/2017
- Saque Rescisão por Culpa Recíproca ou Força Maior
- Saque Calamidade
- Saque do FGTS trabalhador avulso
- Saque por falecimento do titular da conta
- Saque trabalhador com idade igual ou superior a 70 anos
- Saque Doenças Graves
- Saque do FGTS por conta inativa por 3 anos ininterruptos até 13/07/1990
- Saque Órtese e Prótese
- Saque Fundos Mútuos de Privatização – FMP
- Saque do FGTS por três anos fora do Regime do FGTS a partir de 14/07/1990
- Saque Conta Inativa até R$ 80,00
- FGTS Garantia Consignado
- Saque Determinação Judicial
- Amortização, liquidação e pagamento de parcelas
- Saque para trabalhadores com saída definitiva do Brasil
Seguro-desemprego também é liberado via Caixa Tem
De grande utilidade para quem foi demitido sem justificativa plausível, o pagamento do seguro-desemprego também pode ser feito através do app Caixa Tem. Este benefício tem disponibilidade de até cinco meses e é liberado àqueles que não informaram outra conta bancária no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Uma conta é automaticamente aberta em nome do cidadão, facilitando o acesso apenas com o número do CPF.
Esses avanços na interface de pagamentos da Caixa representa uma tentativa de modernizar e facilitar a relação dos cidadãos com os serviços públicos bancários, tornando-as menos burocráticas e mais rápidas.
Embora careça de aprimoramentos, a plataforma tem desempenhado bem sua função, auxiliando milhões de brasileiros a terem acesso a seus benefícios de forma ágil e segura.