Diretamente do Planalto Central, uma novidade surge e pode trazer benefícios significantes para a população brasileira. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja enviar um projeto de lei ao Congresso Nacional ainda neste ano, com o intuito de reajustar os valores de alguns programas sociais fundamentais para o bem-estar da população, como o Auxílio Gás.
Quais programas serão afetados pelo novo projeto de lei?

A farmácia popular, conhecida por sua atuação na distribuição gratuita de remédios, deverá passar por reajustes, juntamente com os financiamentos para bolsas de ensino superior. Segundo comunicado do Governo Federal, a finalidade da medida é restabelecer boa parte do orçamento destinado para cada um desses programas, sofrendo alterações no orçamento previsto para o ano de 2024.
Em que pese a notícia positiva, ainda não foi estabelecido um prazo oficial para que essa mudança ocorra. No entanto, há um objetivo claro do Governo Federal de proporcionar esse aumento nos recursos ainda em 2023.
Entendendo a futura mudança do Auxílio Gás
O Auxílio Gás foi um dos programas que mais sofreu com os cortes de orçamentos recentes. Até o ano passado, este programa era responsável por custear 100% do valor médio nacional de um botijão de gás de 13 kg, liberando esse pagamento de forma bimestral. Contudo, algumas alterações deverão ocorrer.
Caso o novo projeto de lei seja aprovado, a liberação do Auxílio Gás continuará a ser feita a cada dois meses e seu valor será depositado direto na conta da poupança social do Caixa Tem. Os beneficiários poderão movimentar os fluxos financeiros, como pagamentos e transferências, normalmente pelo aplicativo. A má notícia é que o valor disponibilizado para esse auxílio será cortado pela metade, passando de 100% para 50% do valor do botijão de gás. Isso poderá impactar de forma significativa no orçamento familiar dos beneficiários do auxílio.
A previsão é que o próximo pagamento ocorra em fevereiro, mas o valor a ser depositado ainda não foi definido.
 
			


 














