Após o incidente com o Boein 737 Max 9 pela companhia da Alaska Airlines, e uma série de inspeções, a Administração Federal de Aviação (FAA) finalmente aprovou um conjunto de critérios para os 171 aviões 737 Max 9 em solo que, assim que feitos poderiam recolocar a aeronave em operação.
A FAA disse que poderiam ser liberado se seguisse os protocolos mas alertou a empresa dizendo que o incidente do Boeing 737-9 Max de 5 de janeiro nunca mais deve acontecer.
A Administração disse que não concederia nenhuma expansão de produção da linha 737 Max enquanto a investigação de segurança da Boeing continuasse, porém, a FAA abriu caminho para que os aviões voltassem ao ar.
As companhias aéreas, especialmente a Alaska e a United, enfrentaram centenas de cancelamentos por dia devido ao encalhe, e essa decisão pode ajudar as companhias, uma vez que as duas utilizam muito o modelo do avião.