Em uma ação direcionada ao amparo de idosos em situação de baixa renda, o governo federal informou que começará, a partir da próxima semana, o pagamento de um salário mínimo já ajustado com o reajuste de 2024. O beneficio será destinado a pessoas com mais de 65 anos que não possuem outras fontes de renda para suprir suas necessidades básicas.
Entenda como idosos recebem o benefício

O salário mínimo que será cedido aos idosos será realizado por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A iniciativa faz parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), um auxílio assistencial que atualmente abrange mais de 5 milhões de pessoas em todo o Brasil.
Quem pode receber o salário mínimo do INSS?
O BPC é um beneficio voltado para os idosos que enfrentam problemas financeiros, proporcionando suporte para o sustento daqueles que não contam com a assistência da família e que já não fazem mais parte do mercado de trabalho. Para ser elegível a receber o salário mínimo todo mês, é necessário cumprir alguns requisitos. Importante ressaltar que, por ser um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído para o INSS. Os requisitos são:
- Estar inscrito no Cadastro Único;
- Ter renda familiar de até 1/4 (25%) do salário mínimo por pessoa;
- Possuir mais de 65 anos.
Calendário de pagamento do BPC em janeiro
Os idosos que já foram aprovados para o BPC receberão o pagamento do INSS a partir do dia 25 de janeiro. O calendário de pagamento é organizado de acordo com o último dígito do benefício. Aqueles que ainda não tiveram a aprovação, podem dar entrada no processo por meio do Meu INSS, enviando os documentos necessários para avaliação.
