A segurança de informações pessoais tornou-se um assunto de grande preocupação após recentes vazamentos de dados envolvendo beneficiários do programa Auxílio-Brasil. Dada a gravidade da situação, o Instituto Sigilo, especialista em proteção de dados pessoais, lançou uma plataforma digital para auxiliar as vítimas do incidente.
O papel do Instituto Sigilo diante do vazamento

O Instituto Sigilo criou uma plataforma que permite às pessoas afetadas pelo vazamento verificar se suas informações foram comprometidas. Além disso, o portal também indica se os indivíduos são elegíveis para receber algum tipo de compensação financeira derivada do incidente.
Como verificar o direito à indenização
O procedimento para verificar a elegibilidade à indenização é bastante simples. Os beneficiários devem acessar o site oficial do instituto e preencher alguns dados essenciais, como nome, e-mail, CPF e telefone para a consulta. Ao fazer isso, avança-se na verificação se a pessoa tem ou não direito à indenização.
Detalhes da decisão judicial
Em setembro, uma decisão da Justiça Federal determinou que as pessoas afetadas pelo vazamento de dados do Auxílio-Brasil poderiam receber uma indenização de até R$ 15 mil. No entanto, é importante frisar que a decisão não é definitiva, podendo haver mudanças decorrentes de futuros recursos legais.
Sobre o programa Auxílio-Brasil
Lançado em 2021 durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro, o Auxílio-Brasil visava proporcionar suporte financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade. Contudo, em 2023, sob a presidência de Lula, o programa foi encerrado e o Bolsa Família foi reintroduzido com novas diretrizes e metas a serem alcançadas.