O BPC (Benefício de Prestação Continuada), também conhecido como LOAS, exige inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Em Maceió, 557 beneficiários deste programa ainda não realizaram a inscrição e, para não perder o benefício, precisam comparecer às unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes).
A lista dos beneficiários nessa situação pode ser consultada nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Maceió, na sede do CadÚnico, em Serraria, e no Centro de Atendimento Socioassistencial(Casa), no Centro. Nestes locais também é possível resolver a pendência sem necessidade de agendamento, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às16h.
Orientações para beneficiários do BPC

A coordenadora do BPC, Christianne Barros, alerta para a importância desta atualização dos dados. “É importante que os beneficiários do BPC que não possuem o Cadastro Único procurem as unidades da Semdes para atualizar os dados, evitando assim a suspensão do benefício”, diz. Para a atualização cadastral e inclusão no CadÚnico, o beneficiário deve apresentar original e cópia de documentos como comprovante residência, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, contra-cheque (especialmente se for servidor público) entre outros. Também precisam atualizar os dados aqueles com cadastro unipessoal, ou seja, famílias compostas por apenas uma pessoa.
O BPC
O Benefício de Prestação Continuada é garantido à pessoas com deficiência física ou idosos com 65 anos ou mais que estejam incapacitados para trabalho e vida independente e que comprovem não possuir meios de suprir suas necessidades e de sua família. O benefício é um auxílio do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no valor de um salário mínimo. Para maiores informações e consulta aos locais de atendimento na cidade de Maceió, confira o site da Semdes.