De acordo com informações do portal de notícias ‘Revista dos Benefícios’, a Caixa Econômica Federal está preparada para liberar o pagamento do benefício conhecido como Programa de Integração Social (PIS). Cerca de 20 milhões de trabalhadores brasileiros deverão ser beneficiados com o recebimento deste valor.
Valor do PIS 2024 e Como Realizar o Saque

O valor do abono do PIS/PASEP para o ano de 2024 é calculado com base no número de meses trabalhados durante os anos de 2022 e 2023. O montante que será pago aos trabalhadores será proporcional ao tempo trabalhado durante esse período. O valor mínimo que será recebido por quem trabalhou por 30 dias deverá ser de R$ 118,00. Já o valor máximo, destinado aos trabalhadores que completaram os 12 meses de trabalho, será de R$ 1.412,00.
Este crédito será depositado automaticamente na conta Poupança Social Digital da Caixa, onde são recebidos também outros benefícios, como o FGTS, Auxílio Brasil ou Bolsa Família. Os beneficiários poderão realizar o saque do seu abono salarial assim que o crédito estiver disponível na conta digital da Caixa Tem.
Para realizar o saque, é necessário acessar a plataforma do Caixa Tem, onde estará disponibilizado o valor correspondente ao PIS. A partir deste aplicativo, os beneficiários poderão realizar a transferência do valor via Pix para sua conta principal.
Caixa Econômica Federal e a Preocupação com a Segurança
A Caixa Econômica Federal, uma das maiores instituições financeiras do Brasil, tem como uma de suas principais metas oferecer um serviço seguro aos seus clientes, prova disso, é que ela está constantemente investindo em estratégias que possam garantir uma melhor proteção as contas de seus clientes.
O que é Abono Salarial?
O Abono Salarial é um benefício instituído pela Lei n° 7.998/90, que equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo anual, pago aos trabalhadores que satisfazem os requisitos estabelecidos na lei. Este pagamento é administrado sob a gestão do Ministério do Trabalho e Emprego, com a Caixa Econômica Federal atuando como Agente Pagador do Abono Salarial. O fundo para o pagamento é oriundo do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Quem tem direito ao Abono Salarial?
Para ter direito ao Abono Salarial, o trabalhador precisa ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada por uma empresa durante o ano-base considerado. Além disso, cada mês de trabalho equivale a 1/12 de salário mínimo no valor do benefício, sendo que o período igual ou superior a 15 dias será considerado como mês integral.
Como consultar o Abono Salarial?
O valor do abono salarial é proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base. Portanto, é possível consultar o calendário de pagamento do Abono Salarial e verificar a data de recebimento, que varia de acordo com o mês do aniversário do trabalhador. Para essa consulta, os trabalhadores podem utilizar o Aplicativo CAIXA Trabalhador ou o Aplicativo CAIXA Tem, onde é possível realizar diversas operações, desde consultar sobre o Abono Salarial e o Seguro-Desemprego, até realizar compras com o cartão de débito virtual, pagamento de boletos, de contas e saques sem cartão nos caixas eletrônicos e nas lotéricas, além de poder usar o pix.
Alterações no pagamento do PIS/PASEP 2024
A partir do calendário 2022, referente ao ano-base 2020, a CAIXA passou a atuar exclusivamente como agente pagador do benefício encaminhado na folha de pagamento pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Após o recebimento da folha de pagamentos enviada pelo Ministério, o pagamento será feito pela CAIXA.
Calendário do PIS 2024
Datas do pagamento do abono do PIS:
- Nascidos em janeiro: a partir de 15 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: a partir de 15 de março
- Nascidos em março: a partir de 15 de abril
- Nascidos em abril: a partir de 15 de abril
- Nascidos em maio: a partir de 15 de maio
- Nascidos em junho: a partir de 15 de maio
- Nascidos em julho: a partir de 17 de junho
- Nascidos em agosto: a partir de 17 de junho
- Nascidos em setembro: a partir de 15 de julho
- Nascidos em outubro: a partir de 15 de julho
- Nascidos em novembro: a partir de 15 de agosto
- Nascidos em dezembro: a partir de 15 de agosto
Canais de Consulta
O pagamento do benefício pode ser consultado pelos beneficiários nos canais da CAIXA e pelos canais do Ministério do Trabalho e Emprego, onde também podem ser tiradas dúvidas relativas ao processamento das informações sociais do trabalhador (RAIS/eSocial), identificação, concessão, valor do benefício e calendário de pagamentos. Lembrando sempre que a Caixa Econômica Federal é um banco público brasileiro, com sede central em Brasília, no Distrito Federal. Em conclusão, o Abono Salarial é um benefício de grande importância para o trabalhador brasileiro, que disponibiliza anualmente um salário extra a quem atende aos requisitos previstos na lei. Fique sempre atento às datas de pagamento e consulte regularmente as plataformas da Caixa e do Ministério do Trabalho para se manter informado.