O governo confirmou o Vale Gás para 2024. Esse auxílio será debitado seguindo o Número de Identificação Social (NIS), com o primeiro calendário de depósitos já previsto para janeiro. Cerca de 5,5 milhões de famílias brasileiras deverão receber esse recurso.
Quem tem direito ao Vale Gás?

Para ter direito ao Vale Gás, é preciso estar inscrito no Cadastro Único. O benefício é destinado aos que possuem renda per capita até meio salário mínimo. Também têm direito as famílias com renda total igual ou menor que três salários mínimos, além dos já beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Como acessar o Vale Gás?
A consulta para verificação do benefício pode ser feita pelos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem. Essas plataformas digitais tornam o processo mais simples e rápido.
Ainda é possível acumular o Vale Gás com outros benefícios, como o Bolsa Família e BPC. O auxílio é liberado numa conta digital ou bancária cadastrada pelo beneficiário. Caso a família não possua conta, será aberta uma poupança social digital na Caixa Tem para depósito do benefício.
O benefício tem prazo para ser retirado
O dinheiro do Vale Gás fica disponível pelo período de 120 dias na conta do beneficiário. Este pode efetuar o saque em lotéricas, caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal ou estabelecimentos correspondentes Caixa Aqui.
A definição de quem tem direito ao benefício e como pode recebê-lo, além do período de validade para o saque, ajudam a esclarecer os principais pontos sobre o Vale Gás. Assim, fica mais fácil para as famílias que atendem aos critérios estabelecidos pelo governo requisitarem o auxílio.