Uma revolução na análise de atestados médicos para concessão do auxílio-doença foi instaurada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em parceria com a Dataprev. Nesta segunda-feira (15), para dar continuidade ao panorama moderno da saúde no Brasil, estreou-se o sistema de inteligência artificial (IA) na plataforma Atestmed. O sistema fará a varredura digital de atestados médicos, automatizando o processo de concessão do auxílio-doença.
Como saber se meu benefício do INSS foi aprovado?

No aplicativo “Meu INSS”, basta acessar com os dados de login e senha e escolher a opção “Consultar Pedidos”. Também é possível consultar a posição do requerimento e esclarecer dúvidas pelo telefone 135. Para todos esses requerimentos, é fundamental seguir as orientações especificadas no INSS e estar atento às mudanças na legislação ou nos procedimentos do Instituto.
A IA no auxílio ao afastamento médico
O novo método dispensa a perícia médica em casos de afastamento de até 180 dias de trabalho por enfermidade, optando por uma análise documental automatizada conduzida pela IA. Uma série de verificações acontecerá nesse processo de verificação dos atestados, desde o levantamento de dados do médico emissário até a conformidade das informações.
IA ao resgate: Combatendo fraudes e acelerando processos
Com o novo sistema, a plataforma Atestmed ganha mais velocidade e dinamismo. Em 2023, a plataforma recebeu mais de 1,6 milhão de solicitações de auxílio, porém, cerca de 46% dessas foram rejeitadas devido a inconsistências ou falta de informações. Assim, a IA age também como ferramenta de combate a possíveis fraudes no sistema previdenciário, um problema que ainda persiste.
A penalização da falsificação de atestados é severa no Brasil, variando de multas até mesmo a prisão e reembolsos de valores recebidos indevidamente.
Critérios para validação de atestados pelo INSS
Para ser considerado válido e passível de análise pelo sistema, um atestado deve cumprir certos critérios estabelecidos pelo INSS. Entre estes, a emissão por um médico regularmente inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM), a ausência de rasuras e a clareza e legibilidade das informações nele contidas.
Como consultar o benefício do INSS pelo CPF?
Ao lançar uma inovação como a IA na análise de atestados, o INSS também torna mais acessível à consulta dos benefícios. Através do Meu INSS, seja pelo site ou aplicativo, e também pelo telefone 135, é possível consultar o número do benefício e o extrato de pagamentos. No site do INSS e no Aplicativo Meu INSS, o beneficiário deve informar o CPF e senha para fazer o login e na tela inicial irá aparecer o número do benefício.