O Minha Casa Minha Vida, o maior programa habitacional da história do Brasil, retornou em 2023 e colocou em prática novas funcionalidades para o ano de 2024. Entre as principais mudanças está a possibilidade de obter a isenção das parcelas de financiamentos de imóveis contratados pelo programa.
Quem tem direito à isenção no Minha Casa Minha Vida?

O Minha Casa Minha Vida é segmentado por faixas de rendas, nas quais o limite é de um rendimento mensal de até R$ 8 mil. Cada categoria tem acesso a diferentes vantagens, como taxas de juros e subsídios específicos.
Contudo, a isenção promovida pelo governo recentemente não se baseia somente na faixa de renda, mas sim na inclusão de indivíduos que são beneficiários de auxílios assistenciais. Portanto, são elegíveis para a gratuidade do financiamento aqueles que:
- Recebem pagamento do Bolsa Família;
- Recebem pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada);
- O contrato de financiamento esteja em seu nome.
Preciso solicitar a gratuidade no Minha Casa Minha Vida?
Aqueles que se enquadram nas regras estipuladas e são beneficiários do Bolsa Família ou BPC não precisam solicitar a isenção do financiamento no Minha Casa Minha Vida.
Na verdade, o processo será efetivado de forma automatizada por meio do cruzamento de dados. Funciona assim:
- O sistema verifica o nome do contrato de financiamento da casa no Cadastro Único (CadÚnico);
- Essa pessoa, ao receber os benefícios sociais mencionados, terá automaticamente isenção das parcelas do financiamento;
- O benefício é válido tanto para quem já possuía um financiamento e já havia quitado algumas parcelas, quanto para quem está iniciando a compra da casa, esta que será gratuita.
Essa é mais uma iniciativa importante do Minha Casa Minha Vida, que além de facilitar a aquisição da casa própria, garante maior dignidade e qualidade de vida para a população brasileira.