Um marco importante na distribuição de benefícios sociais no Brasil está a caminho: o aplicativo Caixa Tem, desenvolvido pela CAIXA Econômica Federal, inicia uma nova rodada de depósitos nesta semana. Aproximadamente 968 mil famílias em todo o país serão beneficiadas por estes pagamentos, programados para o mês de janeiro.
O que é o Caixa Tem e quais são seus principais benefícios?

O aplicativo distingue-se pelo oferecimento de ações como o recebimento do Bolsa Família e o Auxílio-Gás sem que os beneficiários tenham que sair de casa, promovendo assim praticidade e segurança. Os principais benefícios entregues são esses dois programas. Eles têm sua programação de pagamento trabalhando de maneira sincronizada e simultânea.
Como saber a data do seu depósito?
Para verificar a data do depósito em janeiro, as famílias interessadas devem observar o número final do NIS, descartando o dígito após o traço. O depósito acontecerá entre os dias 18 e 31 deste mês. Lembre-se que o Auxílio-Gás é depositado a cada dois meses, tendo ocorrido a última entrega em dezembro.
Conheça as condições exigidas pelo Bolsa Família
Para continuar recebendo os benefícios do programa, as famílias precisam cumprir algumas condições estabelecidas pelo Bolsa Família. No quesito saúde, é solicitado o acompanhamento pré-natal, a adesão à calendarização nacional de vacinação e o monitoramento de peso e altura das crianças de até sete anos. No âmbito educacional, a frequência mínima esperada é de 60% para crianças de quatro a seis anos e de 75% para jovens de seis a 18 anos.
Novidades para 2024 foram anunciadas
O Caixa Tem apresentou que os depósitos deste ano incluirão novos benefícios e valores reajustados. Dentre as novidades, destacam-se o Benefício Primeira Infância e o Benefício Variável Familiar. O primeiro destina-se a crianças até 6 anos, que receberão mensalmente R$ 150. O segundo será concedido às gestantes, crianças de 7 a 12 anos e adolescentes de 12 a 18 anos, valendo R$ 50.
Portanto, a Caixa Tem projeta-se para ser a principal plataforma de distribuição de benefícios sociais no Brasil, tendo como meta o fortalecimento do combate à vulnerabilidade social no país.