A chegada de um novo ano traz também as preocupações com as obrigações fiscais dos cidadãos, como é o caso do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Desse modo, é de suma importância que o contribuinte busque informações sobre o IPTU do seu imóvel junto ao site de sua respectiva cidade.
Calendário de pagamento do IPTU 2024 em São Paulo

Para aqueles residentes em São Paulo, a prefeitura da capital já divulgou o calendário de pagamento do IPTU deste ano. A primeira parcela está prevista para o mês de fevereiro, tanto para todos os imóveis quanto para os que optarem pelo pagamento integral. Os interessados já podem realizar a consulta do valor do IPTU 2024 a partir da próxima segunda-feira, 15 de janeiro, através do site oficial. É importante salientar que é necessário ter em mãos o número de cadastro do imóvel para acessar tais informações.
Como será o pagamento do IPTU em São Paulo?
Com o objetivo de evitar atrasos e possíveis acréscimos moratórios, é recomendado que o contribuinte esteja atento às datas de vencimento do IPTU, que são previamente divulgadas no edital da prefeitura do município. Aqueles que optarem pelo pagamento à vista terão 3% de desconto no valor total do imposto. Cabe ressaltar que essa opção ainda é minoritária, sendo escolhida por cerca de 20% dos contribuintes. Os boletos para o pagamento das próximas parcelas serão enviados por Correio para aqueles que optarem pelo parcelamento do IPTU. Caso o contribuinte não receba a notificação até a data estipulada, é possível emitir a segunda via da notificação através do site da prefeitura.
Regras e orientações para o pagamento do IPTU
Aqueles contribuintes que não realizarem o pagamento de qualquer parcela do IPTU poderão ter seu nome inscrito no CADIN municipal. Além disso, incide uma multa moratória de 0,33% ao dia sobre o valor da parcela atrasada, até o limite de 20%. Com relação às formas de pagamento, estas podem ser efetuadas via terminais de autoatendimento, internet banking, guichês de caixa e casas lotéricas. Para pagamentos online, basta o número de cadastro do imóvel, dispensando a necessidade do documento impresso.
A importância de estar informado
Estar atento às informações divulgadas pela prefeitura de São Paulo é fundamental para estar em dia com o pagamento do IPTU e assim evitar complicações futuras. A seguir, é válido reforçar que a Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo enfatiza que não envia cobranças ou links para pagamentos de tributos via e-mail, SMS ou WhatsApp. Para o esclarecimento de eventuais dúvidas, os contribuintes podem entrar em contato através do número 156 ou acessar o site oficial da prefeitura. Portanto, os contribuintes devem estar atentos para evitar cair em possíveis golpes.