Em qual estado o consumidor tem mais desconto na hora de comprar um carro zero km? E qual concessionária é mais generosa na hora da negociação? Um levantamento inédito da Megadealer respondeu a essas perguntas. O PVZ Estudo de Preços de Veículos Zero Km analisou mais de 430 mil notas fiscais emitidas no primeiro semestre e mostra que o mercado está mais competitivo, especialmente após a redução do IPI.
De acordo com o estudo, os consumidores conseguiram em agosto um desconto médio de 7,3% em relação ao preço sugerido pelas montadoras. Na prática, o valor médio pago ficou em R$ 155.642, frente ao preço de tabela de R$ 167.871. Além disso, o giro médio dos estoques foi de 39 dias, sinalizando uma boa velocidade de vendas no setor.
Ranking das regiões com maiores descontos
O destaque ficou para os estados do Sudeste (exceto São Paulo), que registraram as maiores reduções, com média de 7,7%. São Paulo, analisado separadamente, apresentou desconto médio de 7,5%. Já no Sul e no Nordeste, as quedas foram de 7,3% e 7%, respectivamente. As menores reduções foram observadas nas regiões Norte e Centro-Oeste, ambas com 6,2%.
Quais montadoras dão mais desconto?
No recorte por marcas, o estudo mostrou que as concessionárias da Renault lideram o ranking, com descontos médios de 10,7%, seguidas pela Jeep (10,6%) e Peugeot (10%). Na outra ponta, as redes da GWM (0,6%), CAOA Chery (1,4%) e Kia (2,5%) foram as que menos reduziram os preços para os consumidores.
Impacto da redução do IPI
Segundo Ari Kempenich, diretor da Megadealer, a queda nos preços é reflexo direto da redução do IPI, que entrou em vigor em julho. “A escalada de preços verificada nos carros novos ao longo do primeiro semestre reverteu-se, pelo segundo mês consecutivo, nos preços sugeridos pelos fabricantes e estendeu-se para os preços praticados pelos concessionários ao consumidor final”, afirmou. O executivo destacou ainda que o benefício foi mais sentido em veículos de menor valor, como os hatches do segmento A, que tiveram desconto médio de 11,9%.
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