A categoria de veículos eletrificados saiu de um papel de menor coadjuvante para protagonista no mercado de veículos nas principais economias no mundo. A China, que foi um dos principais países alvejados pelas tarifas de importação, tanto nos EUA como na União Europeia, é um dos maiores mercados de veículos elétricos. Entre os meses de janeiro a junho, dos 13,5 milhões veículos licenciados no país, 6,9 milhões de unidades, ou 51,3% do total, foram de eletrificados, ante um market-share de 41,3% em igual período de 2024.

Ao redor da Europa (União Europeia, Reino Unido, Noruega, Suíça e Islândia), alguns países têm visto uma desaceleração nas vendas de veículos eletrificados após o fim de subsídios, como é o caso da Alemanha, enquanto mercados menores, como a Áustria, têm investido mais na transição da eletromobilidade, com destaque para os modelos híbridos (HEVs). Ainda assim, a participação dos eletrificados nas vendas de veículos leves novos na região cresceu de 50,9% no primeiro semestre de 2024 para 61,2% no primeiro semestre de 2025.

Já nos EUA, as vendas de veículos eletrificados alcançaram 1,74 milhões de unidades durante o primeiro semestre de 2025, respondendo por 21,6% do total de veículos leves novos licenciados no país, contra uma participação de 18,4% em mesmo período do ano passado.
Entretanto, com a troca de tarifas iniciada pelos Estados Unidos, os custos de importação de peças e de veículos cresceram, levando as montadoras a reavaliar seus planos, além dos impactos da redução dos subsídios na comercialização desse segmento.

No Brasil, a preferência pelos modelos híbridos também tem se confirmado, enquanto os modelos a bateria (BEVs) têm perdido espaço nas compras. Dos 86,9 mil veículos eletrificados vendidos no primeiro semestre desse ano, 49,8% foram modelos plug-in híbridos (PHEVs), 8,1% são híbridos tradicionais, e 7,9% são híbridos flex (HEV Flex), enquanto os modelos a bateria, apesar de serem o segundo grupo mais vendido, com 35,2% do total, recuam 4,2% no comparativo anual.
Como resultado, os veículos eletrificados representam 10,2% das vendas de veículos leves novos no Brasil no primeiro semestre desse ano, contra uma participação de 7,4% em igual período ano passado, com o mês de junho registrando a maior participação nas vendas em toda a série histórica, de 10,6% (21,4 mil veículos frente ao total de 181 mil vendidos no mês).
Porém, ainda que represente mais de 10% das vendas totais de automóveis leves novos, os veículos eletrificados no Brasil respondem por apenas 1,1% da atual frota circulante de veículos, enquanto os veículos a combustão Flex Fuel representam 86,1%, de acordo com a estimativa da DATAGRO. Também conforme a DATAGRO, a atual participação de veículos eletrificados na frota circulante de carros leves no Brasil já causa um impacto de 0,4% no consumo de combustíveis do ciclo Otto.

O impacto das vendas de veículos eletrificados no consumo de gasolina tem sido maior em outros países, como é o caso dos EUA, cujo consumo de gasolina hoje 2,2% abaixo do registrado há um ano. Na China, cujo PIB cresce a mais de 5% ao ano, o consumo de gasolina totalizou 49,8 bilhões de litros no primeiro semestre, queda 5,5% sobre o mesmo semestre do ano passado.

Apesar da participação crescente em alguns países, muitas montadoras estão preocupadas com o desempenho dos veículos eletrificados nos últimos meses desse ano, com os maiores custos repassados ao consumidor reduzindo o potencial de vendas. Algumas montadoras estão revendo seus planos de investimentos para o futuro, aplicando medidas de cortes de gastos com demissões em massa e cancelamento de projetos.