• MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS
sexta-feira, agosto 22, 2025
Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
  • Gastronomia
Início MONEY REPORT

Empreendedorismo, arte e gastronomia em pauta no Money Report

Por Renata Nunes
22 de agosto de 2025
Em MONEY REPORT, Negócios
Empreendedorismo no Brasil: lições da arte, gastronomia e direito
EnviarEnviarCompartilhar

O programa Money Report, exibido pela BM&C News, reuniu três convidados de diferentes setores para discutir como o empreendedorismo pode transformar trajetórias pessoais em negócios de impacto. Fernanda Feitosa, fundadora da SP-Arte, compartilhou sua experiência ao criar uma das principais feiras de arte da América Latina. Marcelo Fernandes, do Grupo Gastronomia MF, revelou a mudança radical de carreira que o levou a construir um império gastronômico. Já Sérgio Benício, CEO da Benício Advogados, destacou a importância da tradição familiar e do papel do direito como instrumento para sustentar empresas em meio às mudanças tributárias.

Apesar de trajetórias distintas, os três demonstraram que o empreendedorismo brasileiro exige inovação, resiliência e adaptação constante. Além disso, reforçaram que cultura, gastronomia e advocacia, embora diferentes, têm um ponto em comum: a busca por valorizar experiências, construir legados e enfrentar os desafios de um mercado em transformação.

Como o empreendedorismo abriu espaço para a arte no Brasil?

Advogada de formação, Fernanda Feitosa deixou sua carreira original para investir no universo das artes. Inspirada em feiras internacionais como a Art Basel, ela fundou em 2005 a SP-Arte, que começou como uma feira comercial e rapidamente se transformou em um festival internacional de arte em São Paulo. Hoje, o evento reúne mais de 100 galerias, promove palestras e atrai colecionadores e jovens interessados em cultura e inovação.

Segundo Fernanda, o empreendedorismo cultural ajudou a democratizar o acesso à arte, antes vista como restrita a elites tradicionais. Ao aproximar artistas e galeristas de um público diverso, a SP-Arte consolidou o Brasil no mapa das grandes feiras globais e abriu espaço para novos talentos. “A feira rejuveneceu o público em duas gerações”, destacou, reforçando o papel da arte na formação cultural e social.

Notícias Em Alta

Smart Money recebe a Skeps para debater estratégias de crescimento

Smart Money recebe a Skeps para debater estratégias de crescimento

21 de agosto de 2025
Foto:
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Tarcísio defende vitórias estratégicas a Donald Trump e aproximação com EUA

19 de agosto de 2025

O empreendedorismo na gastronomia: da limpeza ao sucesso

Marcelo Fernandes contou como deixou o setor de higiene e limpeza para empreender na alta gastronomia. Após uma fusão malsucedida, encontrou no chef Alex Atala a oportunidade de abrir o renomado restaurante DOM, hoje referência mundial. A partir dessa experiência, construiu o Grupo Gastronomia MF, dono de marcas como Kinochita, Mercearia do Francês e Paneteria Timino.

Para ele, a gastronomia representa um caminho de ascensão social e cultural. “Assim como a arte, a culinária é uma forma de empreendedorismo criativo, que exige dedicação, inovação e capacidade de proporcionar experiências memoráveis”, afirmou. Harmonizações exclusivas, menus sofisticados e a busca pela excelência são, segundo Marcelo, estratégias que fortalecem a identidade da marca e fidelizam clientes.

No direito, o empreendedorismo também faz diferença?

Ao contrário de seus colegas, Sérgio Benício seguiu desde cedo o caminho da advocacia. Filho de advogados, iniciou a carreira ainda adolescente no escritório da família e hoje é CEO da Benício Advogados. Para ele, o direito também exige espírito empreendedor, já que interpretar normas e garantir resultados para os clientes envolve criatividade e adaptação.

Sérgio destacou ainda os desafios da reforma tributária, que prevê a transição para o IVA dual até 2033. Segundo ele, empresas de todos os portes precisarão se reinventar para lidar com dois sistemas tributários em paralelo, aumentando a necessidade de planejamento estratégico. O advogado defendeu também a ampliação de incentivos fiscais para doações a museus, como forma de estimular a cultura e fortalecer o ecossistema empreendedor no setor artístico.

Quais lições de empreendedorismo os três setores compartilham?

A conversa mostrou que, independentemente da área de atuação, o empreendedorismo é movido por inovação, visão de longo prazo e capacidade de superar obstáculos. No caso de Fernanda, transformar um hobby em negócio de impacto. Para Marcelo, reconstruir a carreira após perdas e criar experiências únicas para os clientes. E para Sérgio, manter a tradição familiar enquanto adapta o escritório às novas exigências do mercado jurídico.

  • Fernanda Feitosa: mostrou como o empreendedorismo cultural pode projetar o Brasil no cenário global da arte.
  • Marcelo Fernandes: transformou desafios em oportunidades e consolidou-se como referência na gastronomia de alto padrão.
  • Sérgio Benício: reforçou a importância do empreendedorismo jurídico para sustentar empresas em meio a mudanças regulatórias.

No encerramento, os convidados concordaram que empreender no Brasil não é fácil, mas é justamente nas dificuldades que surgem as maiores conquistas. “A vida do empresário é complexa, mas a resiliência e a criatividade fazem a diferença”, resumiu Marcelo Fernandes.

Tags: destaque1bmc
EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
MONEY REPORT

Empreendedorismo, arte e gastronomia em pauta no Money Report

22 de agosto de 2025
finanças

Dicas para economizar na manutenção do carro sem abrir mão da segurança!

22 de agosto de 2025
Celebridades

Jeff Bezos acumula fortuna bilionária e segue entre os mais ricos

22 de agosto de 2025
Carros

Nova gasolina nos postos! Entenda o que é o novo combustível e como ele age

22 de agosto de 2025
  • MENU
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS