• MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS
terça-feira, agosto 19, 2025
Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
  • Gastronomia
Início Varejo

Fecomercio atribui otimismo do setor varejista às datas comemorativas e não ao cenário econômico

Por Agência DC News
19 de agosto de 2025
Em Varejo
Comércio de São Paulo na Black Friday (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Comércio de São Paulo na Black Friday (Rovena Rosa/Agência Brasil)

EnviarEnviarCompartilhar

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) registrou em julho sua terceira alta seguida, após cinco quedas, e se manteve no campo otimista, com 102,8 pontos. Mas o indicador da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) continua abaixo de 2024 – em julho do ano passado, por exemplo, estava em 106,8 pontos. Segundo a entidade, o crescimento se deve, basicamente, pela desaceleração da inflação e pelas vendas em datas comemorativas (Dias das Mães e dos Namorados) e não por melhora da política econômica que, segundo a entidade, “continua gerando cautela entre os empreendedores com o aumento de impostos e da ausência de perspectivas de corte de gastos”. A pesquisa vai de 0 a 200 – indica otimismo a partir de 100. De março a maio, o Icec ficou abaixo dessa linha divisória.

“Embora as vendas estejam apresentando bons resultados, o cotidiano das empresas ainda é marcado por dificuldades”, disse ainda a entidade, que cita “margens apertadas, crédito caro e empréstimos contraídos durante a pandemia (que ainda precisam ser pagos), entre outros fatores que afetam a rentabilidade e a lucratividade, além dos negócios em recuperação judicial ou que faliram”. Além disso, os dados de venda, embora positivos, indicam desaceleração da atividade. “Por isso, é importante que as empresas adotem uma certa dose de cautela na formação dos estoques e na realização de novos investimentos.”

Entre os componentes do indicador, a maior variação foi registrada no Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec): crescimento de 3,8% no mês. Apesar disso, continua no campo pessimista (76,3 pontos), com queda de 6,3% na comparação anual. Segundo a federação, está há 29 meses abaixo da marca de 100 pontos. Situação oposta ocorre com o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec), que apesar de positivo registrou queda no mês passado. Está agora em 128,4 pontos, retração de 0,8% na comparação mensal e de 5,8% na anual. Outra variável da pesquisa, o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (Iiec) subiu 3,7% ante junho e 1,1% em relação a julho de 2024, para 103,7 pontos. “Ainda assim, a FecomercioSP avalia que os empresários estão adotando uma postura mais cautelosa quanto a novos investimentos, o que já era esperado diante das incertezas e dos juros elevados.”

As datas comemorativas também tiveram impacto sobre o Índice de Expansão do Comércio (IEC), que foi a 107,7 pontos (+5,5% no mês e +2,3% ante 2024). Foi a primeira alta após seis meses negativos. Esse indicador tem dois subíndices: o Índice de Expectativa para Contratação de Funcionários (ECF) e o Índice de Nível de Investimento das Empresas (NIE). Ambos cresceram, mas só o primeiro está no campo otimista (118,4 pontos), enquanto o NIE está com 97,1. “De maneira geral, os empresários mantêm uma postura conservadora referente a investimentos em máquinas, equipamentos, reformas e abertura de lojas, entre outros”, afirmou a FecomercioSP.

Notícias Em Alta

América Latina cresce 18% em vendas de beleza no 1º trimestre de 2025

2 de julho de 2025
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Pesquisa CNC mostra melhora na intenção de consumo em junho, que segue abaixo de 2024

24 de junho de 2025

Veja mais notícias aqui. Acesse o canal de vídeos da BM&C News.

EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Varejo

Fecomercio atribui otimismo do setor varejista às datas comemorativas e não ao cenário econômico

19 de agosto de 2025
Negócios

ACI Worldwide projeta futuro dos pagamentos digitais e aposta no Brasil como polo de inovação

19 de agosto de 2025
Análises

Consórcio ou financiamento? O dilema da casa própria

19 de agosto de 2025
finanças

Como fazer um plano financeiro para pagar pequenos consertos em casa!

19 de agosto de 2025
  • MENU
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS