• MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS
sábado, agosto 16, 2025
Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
  • Gastronomia
Início Mercados

GPA mantém trajetória de avanços com ganho de eficiência, expansão de margens e crescimento do canal digital

Por Redação BM&C News
15 de agosto de 2025
Em Mercados
EnviarEnviarCompartilhar

 O GPA encerrou mais um trimestre com resultados sólidos, refletindo a continuidade da execução do processo de turnaround com foco em eficiência, rentabilidade e no aprimoramento do relacionamento com os clientes. A companhia ampliou sua margem EBITDA Ajustado para 9,0% e reduziu as despesas operacionais em 1 ponto percentual (p.p.), com o SG&A (despesas administrativas, de vendas e gerais) representando 19,4% da receita líquida. Também apresentou uma melhora significativa na geração de caixa: o caixa livre operacional cresceu 22,6% nos últimos 12 meses, alcançando R$ 383 milhões.

A companhia fechou o 2T25 com uma queda acumulada de 61,2% no prejuízo líquido no comparativo semestral. Também houve avanço na desalavancagem financeira, com recuo de 10,6 vezes (registrada no 1TRI23) para 2,8 vezes (pré IFRS 16) neste trimestre, impulsionado por iniciativas como a venda de ativos não core (R$ 1,9 bilhão) e uma oferta primária de ações (R$ 700 milhões), que juntas totalizaram R$ 2,6 bilhões.

“Mais uma vez entregamos um trimestre de consistência e disciplina, com avanço de margens, redução de perdas e maior controle de despesas. Esses indicadores reforçam que seguimos na direção certa para ampliar a geração de valor e consolidar nossa posição de referência no segmento de varejo alimentar no país”, afirma Marcelo Pimentel, CEO do GPA.

As vendas em mesmas lojas) cresceram 5,1%, com destaque para o Pão de Açúcar, que avançou 6,5% no trimestre, sustentando a resiliência de sua proposta de valor premium, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O formato de proximidade seguiu em expansão acelerada, com alta de 16,8% nas vendas totais e ganho de 0,8 p.p de market share. Desde 2022, o GPA já inaugurou 213 lojas, sendo 177 no modelo de proximidade, estratégia que fortalece a presença da empresa nos grandes centros urbanos, especialmente na cidade de São Paulo e região metropolitana.

Notícias Em Alta

Buffett muda estratégia e analista avalia como "jogada inteligente"

Buffett muda estratégia e analista avalia como “jogada inteligente”

15 de agosto de 2025
Créditos: depositphotos.com / rmcarvalhobsb

Flexibilização de medidas gera alerta sobre arcabouço fiscal

15 de agosto de 2025

Outro canal que continua ganhando tração a cada trimestre é o digital. A companhia manteve a liderança no e-commerce alimentar, com R$ 2,4 bilhões em vendas nos últimos 12 meses. As vendas online cresceram 16,4% no trimestre e já representam 13% do faturamento total da empresa. As marcas próprias também tiveram avanço positivo, atingindo 25,3% de market share no mercado nacional e 22,6% de participação nas vendas totais da companhia.

“Nosso modelo de negócios tem se mostrado resiliente e adaptável, com entregas consistentes. Mesmo diante das oscilações do ambiente macroeconômico, mantivemos crescimento de vendas em todos os formatos, ganhos de eficiência operacional e margens sustentadas trimestre a trimestre. Essa estabilidade mostra que estamos prontos para continuar entregando resultados com disciplina, foco em execução e visão estratégica de longo prazo”, conclui o CEO.

Consistência e entrega

O Pão de Açúcar vem consolidando sua atuação no mercado premium com o novo conceito de lojas que combinam sortimento exclusivo, experiência de compra diferenciada e excelência em atendimento. Reinauguradas ao longo dos meses de junho e julho, as 11 unidades reformuladas reforçam a estratégia de diferenciação da bandeira e estreitam a relação com um consumidor que valoriza conveniência, curadoria e sofisticação no dia a dia. Com ganhos consistentes de market share no segmento premium, crescimento em vendas e evolução no NPS, o circuito premium Pão de Açúcar se firma como uma alavanca relevante para fidelização e geração de valor no negócio do GPA.

Completando esse movimento, a marca própria Pão de Açúcar foi lançada com foco no público premium, oferecendo produtos de alta qualidade e curadoria diferenciada, com identidade visual alinhada à bandeira. A nova linha conta com itens exclusivos, como Passata, Pão de Queijo e Tomate Pelado, este último já líder de vendas em sua categoria com 54% de penetração nas cestas dos clientes premium e valiosos, que são aqueles que têm maior ticket médio e frequência de compra na rede. Até o fim do ano, mais de 80 produtos serão lançados, fortalecendo a proposta de valor da marca e contribuindo com a fidelização e recorrência de compra.

EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Loterias

Você jogou? Resultado da Quina com prêmio recorde já foi divulgado

15 de agosto de 2025
Curiosidades

Conheça a origem do Bife Wellington e sua ligação com a nobreza!

15 de agosto de 2025
Carros

Quer um carro que não dá dor de cabeça? Veja 5 modelos japoneses

15 de agosto de 2025
Loterias

O que fazer com R$ 47 milhões? O rendimento do prêmio da Mega-Sena!

15 de agosto de 2025
  • MENU
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS