A última edição do Business, da BM&C News, recebeu Nei Dias, diretor da Bradesco Auto & RE, para apresentar resultados e, principalmente, detalhar os novos produtos que compõem a estratégia de diversificação da companhia. O executivo abordou iniciativas como o seguro PET, previsto para setembro, e soluções de proteção digital e contra riscos cibernéticos, reforçando o objetivo de ampliar participação em nichos ainda pouco explorados no Brasil. Além disso, destacou a importância de manter o crescimento acima do PIB, sustentado por tecnologia e multicanalidade.
Nesse sentido, Dias afirmou que a expansão vai além de buscar participação no segmento de automóveis e ramos elementares. A companhia vem ampliando ofertas para profissionais liberais, empresas de todos os portes e até tutores de animais de estimação, com produtos customizados. Por outro lado, a baixa penetração de seguros no país ainda é um desafio, mas também uma oportunidade para levar novas coberturas a públicos pouco atendidos.
Quais foram os números e os motores do trimestre?
O grupo reportou lucro líquido no 2º trimestre e, dentro dele, a divisão de auto e ramos elementares respondeu por cerca de 10% do resultado. Segundo Dias, a competição no auto exigiu ganhos de eficiência para preservar margens em um ciclo de prêmios mais pressionado, enquanto linhas como residencial e seguros de equipamentos ajudaram a estabilizar a rentabilidade. “A divisão de auto e ramos elementares … corresponde a mais ou menos 10% desse número”, afirmou.
Para sustentar crescimento, a seguradora tem intensificado a personalização. “Estamos chegando a trilhões de combinações para que você tenha o preço”, disse, ao explicar a modelagem que considera frequência e severidade de eventos como roubo, furto e colisão, aliada a variáveis de perfil, localização e tipo de bem.
O que diferencia a oferta e os canais da Bradesco Seguros?
O executivo destacou o seguro residencial como um produto de valor robusto. “O nosso seguro residencial … há cerca de 15 anos recebe uma premiação da Proteste como o seguro mais completo do mercado”, disse, lembrando coberturas que vão de vendaval e alagamento a danos elétricos e moradia temporária. Além disso, a companhia investe em assistências como chaveiro, cobertura de vidros, pneus, rodas e reparos rápidos, aumentando a satisfação e a fidelização.
Na distribuição, a empresa opera em múltiplos canais, com destaque para a rede de corretores. “Somos o único banco do mercado brasileiro que trabalha com corretores dentro das agências”, afirmou Dias. Por outro lado, também atua com corretores independentes (80% no auto), cooperativas de crédito, bancos regionais e varejistas, ampliando capilaridade e resiliência comercial.
Quais são os novos produtos e frentes de atuação?
No campo da diversificação, três lançamentos se destacam:
- Seguro PET: cobertura para consultas e cirurgias veterinárias, com distribuição via pet shops parceiros, corretores e base de clientes do banco. “Ele inclui consultas e cirurgias também”, afirmou.
- Responsabilidade Civil Profissional: desenvolvido com a Swiss Re, voltado a médicos, dentistas, arquitetos, engenheiros, advogados e contadores.
- Seguro contra riscos cibernéticos: produto para pequenas e médias empresas que combina avaliação preventiva, recomendações e suporte em incidentes, incluindo negociação técnica em casos de invasão.
Segundo Dias, esses produtos respondem a demandas crescentes e permitem à Bradesco Seguros entrar em segmentos de alto potencial, mas com pouca cobertura no país.
Como evolui a demanda e quais desafios tecnológicos?
Dias observou crescimento de dois dígitos em várias linhas, incluindo automóvel (+19% em itens no ano), residencial e empresarial (20%+). Os veículos elétricos e híbridos, porém, trazem um perfil de risco distinto: menor frequência de sinistros, mas maior severidade devido ao custo de baterias e componentes. A precificação diferenciada para esses casos deve evoluir à medida que aumenta a frota segurada.
Rumo a 2030: onde estão as metas?
O setor busca elevar sua participação no PIB de cerca de 6% para 10% até 2030. Para isso, a Bradesco Seguros aposta na multicanalidade, no avanço do Open Insurance, na nova lei de seguros e na conscientização do consumidor. “O que você não mede você não gerencia”, afirmou ao comentar o uso do NPS para monitorar 100% dos sinistros e identificar pontos de melhoria.
Destaques da edição
- Lucro do grupo no 2º tri de 2025 com alta de 4,4%; auto & ramos elementares: ~10% do total.
- Auto com +19% em itens no ano; residencial e empresarial em dois dígitos.
- Lançamentos: seguro PET, RC Profissional e seguro cibernético.
- Meta: aumentar participação do seguro no PIB de 6% para 10% até 2030.
Com essa estratégia, a Bradesco Seguros amplia o alcance de suas soluções, moderniza a oferta e se posiciona em nichos emergentes, reforçando a aposta de que a diversificação é o motor para o crescimento sustentado
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